Justiça: Jornalistas e Magistrados juntos hoje em Beja, para ação de formação conjunta.


A Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ), o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR) promovem hoje uma ação conjunta para jornalistas e magistrados.

Este novo ciclo de ações de formação vai decorrer sob o lema “Magistrados e jornalistas em diálogo: Removendo obstáculos e construindo pontes de comunicação, para reforço do Estado de Direito” e arranca em Beja, com a ação de formação que irá decorrer hoje no Instituto Politécnico de Beja.

As ações que têm como principal objetivo responder aos problemas levantados pela mediatização da justiça, foram pensadas pelo reconhecimento e relevância que a CCPJ, o CEJ e o CENJOR dão à formação conjunta de magistradas/os e jornalistas, até pela experiência adquirida no âmbito das ações similares que têm vindo a ser realizadas desde 2022.

Neste sentido, o plano de formação foi reformulado e adequado às exigências dos jornalistas e magistrados, continuando, contudo, centrada em questões relevantes para o Judiciário e para o Jornalismo, potenciando-se, assim, a discussão e reflexão conjunta de problemas comuns pelos participantes.

A sessão terá início à 9h00 com a apresentação comunicações sobre o tema “Limites à liberdade de expressão e de imprensa – o discurso de ódio à luz da lei e dos princípios de natureza ética e deontológica dos jornalistas”, a que se seguirá um período de formação de jornalistas, do ponto de vista dos juízes e, em simultâneo, formação de juízes do ponto de vista dos jornalistas. A tarde está reservada para a análise e discussão conjunta de casos práticos.

A ação é aberta a um total de 15 jornalistas, 15 magistrados judiciais, 10 magistrados do Ministério Público e 10 magistrados dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg