Justiça: Juíza tomou posse como Presidente da Comarca de Beja. É a primeira mulher e “filha de Beja” no cargo.


A Juíza de Direito Maria das Mercês do Nascimento, tomou posse na manhã deste sexta-feira, como Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Beja, que engloba 14 juízos, sendo um de proximidade, depois da reorganização judicial de 2014, tornando-se na primeira mulher e magistrada nascida na cidade, a assumir o cargo.

A cerimónia solene de tomada de posse decorreu na sala principal do Palácio da Justiça de Beja, com a presença do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e, por inerência, do CSM, Conselheiro João Cura Mariano, e do Vice-Presidente deste órgão de gestão e disciplina, Conselheiro Luís Azevedo Mendes.

Na sua intervenção, Conselheiro João Cura Mariano, destacou que “esta é uma época difícil depois de grande inércia durante os últimos anos, que não teve um diverso número de reformas e há que recuperar o tempo perdido”, acrescentando e justificando que “cabe-nos a nós suprir todas as deficiências”, concluiu.

Dirigindo-se à Juíza que tomou hoje posse, para uma comissão de serviço de três anos, o presidente do CSM defendeu que “este é um cargo importante e é preciso um conjunto de qualidades de boa juíza e gestora”, justificando que se “trabalhar sempre com o CSM e a equipa gestão do Tribunal da Comarca, tem todas as condições para o seu mandato correr bem”, rematou.

Visivelmente emocionada, por estar numa sala cheia de colegas, amigos e familiares, a “filha de Beja” Maria Mercês do Nascimento, começou por lembrar que “muitos dos funcionários começaram neste tribunal ainda eu era uma criança”, deixando a garantia que apesar “do défice de meios humanos, onde há tribunais só com um juiz e a grande dispersão territorial da comarca, o trabalho de proximidade é essencial para o nosso sucesso”, assegurou.

Percurso profissional

Com uma carreira na magistratura judicial iniciada em 2010, no Tribunal do Barreiro, a juíza Maria das Mercês Cruz Nascimento, tem 42 anos, é casada e mãe de 3 filhos, desempenhou depois funções em diversos tribunais no Alentejo. Em 2012, foi colocada no Tribunal de Execução de Penas de Évora, passando posteriormente pelos tribunais de Ferreira do Alentejo, Beja e Odemira. Desde 2019, exerce funções no Juízo Central Cível e Criminal de Beja, onde vai continuar até ao próximo de julho, a acumular com o cargo de Juiz Presidente da Comarca.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg