O nome do presidente da Distrital de Beja do PSD, Gonçalo Valente, foi o escolhido pelas concelhias de Beja e Ourique como cabeça de lista. A última palavra é do presidente do partido.
Nas reuniões da passada terça-feira das concelhias de Beja e Ourique, o nome de Gonçalo Valente foi o votado para ser apresentado como cabeça de lista pelo Círculo do Distrito à Eleições Legislativas de 30 de janeiro de 2022.
O Lidador Notícias (LN) apurou que em Beja foi também votado o nome de Pinela Fernandes, presidente da Concelhia de Beja e da Mesa da Assembleia Distrital, mas o advogado não está de momento disponível para assumir qualquer compromisso com vista ao ato eleitoral.
Na segunda-feira realizou uma Assembleia Distrital, ode participaram cerca de meia centena de militantes e foi abordado o perfil do(s) candidato(s) a indicar.
Ontem, quarta-feira, a Direção Nacional do PSD já se reuniu com dez distritais, entre as quais a de Beja, tendo o seu presidente transmitido a Rui Rio nos nomes votados pelas concelhias do partido.
Para esta noite estava marcada uma reunião da Comissão Política Distrital onde seriam analisadas as propostas das concelhias para a formação de listas, mas, dada a alteração dos timings do partido a mesma foi desmarcada.
O Lidador Notícias apurou que há uma convicção na Distrital de Beja “não aos candidatos paraquedistas”.
Na noite da próxima terça-feira, 7 de dezembro, realiza-se em Évora a reunião do Conselho Nacional do PSD para votar as listas de candidatos às eleições legislativas de 30 de janeiro, tendo Rui Rio, presidente do partido, a última palavra na escolha dos cabeças de lista.
Recorde-se que são já conhecidos os cabeça de lista da CDU (João Dias) e Bloco de Esquerda (José Esteves) pelo Círculo de Beja para as próximas Legislativas.
Teixeira Correia
(jornalista)