Legislativas 2022: Pedro do Carmo deverá ser o cabeça de lista do PS por Beja.


O deputado socialista deverá voltar a ser o cabeça de lista do Partido Socialista (PS) pelo Círculo de Beja na Legislativas de 30 de janeiro. A escolha é da responsabilidade do secretário-geral do PS.

A reunião da Comissão Política Distrital (CPD) de Beja do PS vai realizar-se na próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, mas, nessa altura já António Costa terá dado a conhecer e informado a CPD da sua escolha para cabeça de lista.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), Pedro do Carmo, de 50 anos, presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República e membro do Secretariado Nacional da Organização do PS, que já liderou as listas socialistas no Círculo de Beja nas Legislativas de 2015 e 2019, deverá ser, pela terceira vez, a escolha do secretário-geral socialista.

Até à reunião da próxima quinta-feira da CPD de Beja, o presidente da Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS Nelson Brito, vai encontra-se com o Departamento Federativo das Mulheres Socialista e Juventude Socialista do Baixo Alentejo, para constituir a lista já que esta deve ter 40% de mulheres e também de jovens. Segundo os critérios definidos pela Comissão Política Nacional (CPN), além da escolha do cabeça de lista, António Costa, pode ainda exercer a sua opinião sobre 30% da constituição da totalidade da lista.

Após o encontro de 9 de dezembro, onde só serão votadas os cinco nomes seguintes ao cabeça de lista, a FBA indicará à CPN a constituição da lista, que esta depois irá ratificar.

Recorde-se que nas Legislativas de 2019, o PS elegeu dois deputados, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, o que não acontecia desde as eleições de 2009 quando foram eleitos Luís Pita Ameixa e Fernando Medina, o ex-presidente da Câmara de Lisboa.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg