Leonel Borrela: O pior aconteceu. O artista plástico faleceu este sábado em Lisboa.


Leonel Borrela, artista plástico, que tem Beja como a sua “cidade natal adotiva” faleceu na manhã deste sábado, 13 de maio, num hospital em Lisboa.

José Miguel Borrela, o filho de Leonel Borrela, escreveu na sua página de facebook: ” O nosso Artista Leonel Borrela desta vez não aguentou…despede-se fisicamente…até sempre, sempre presente! Diz pai: “as coisas são como são..” Obrigado por tudo. Obrigado a todos que partilharam momentos, exposições, palavras ditas, escritas, conhecimento e cultura transmitidos, notas musicais à capela, sorrisos, defeitos, virtudes, amor e vida…perdurará”.

Vítima de uma doença súbita, Borrela foi transportado, em estado considerado como “muito grave”, para o Hospital de São José, em Lisboa, onde durante o dia de quinta-feira foi submetido a uma intervenção cirúrgica, à qual, hoje, não resistiu.

Leonel Borrela, era natural de Loulé, onde nasceu em 1955, reside em Beja há pouco mais de 40 anos. Licenciado em História pela Universidade de Évora, era funcionário do Museu Regional de Beja Rainha D.Leonor, dedicou-se ao estudo e divulgação do património alentejano, com dezenas de trabalhos publicados, nomeadamente um estudo sobre as célebres Cartas de Amor de Mariana Alcoforado.

Era mais conhecido, porém, como artista plástico, com mais de cem exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas colecções particulares e oficiais.

A aguarela era a sua técnica de eleição; os monumentos, os recantos pitorescos, os fragmentos da nossa história, são motivos inconformáveis da sua acção como pintor naturalista. Os brancos e as sombras, os horizontes e atalaias, as ruas desertas, a autenticidade do nosso património, eram tratados com rigor, criatividade e poesia.

Atualmente Leonel Borrela, compartia espaço com Costa Araújo e Flávio Horta, na Pousada Convento de Beja com a exposição de desenho e pintura “ALENTEJO: AFETOS E OLHAS DA ARTE”, que está patente até ao próximo dia 31 de maio.

Ainda não conhecidos pormenores sobre o funeral do artista plástico. À família de Leonel Borrela, o Lidador Notícias, apresenta as sentidas condolências.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg