Sexta-feira, Janeiro 30, 2026

InícioNossa TerraLuto Municipal: Decretado para hoje, em Beja, pelo falecimento de Fernando Mamede.

Luto Municipal: Decretado para hoje, em Beja, pelo falecimento de Fernando Mamede.

Esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, é cumprido um dia de Luto Municipal, coincidente com a data das cerimónias fúnebres do antigo atleta bejense, Fernando Mamede falecido na passada terça-feira. O presidente da câmara de Beja marca presença no funeral.

Em reunião de Câmara, do passado dia 28 de janeiro, foi deliberado que hoje se cumpriria o Luto Municipal, com a inerente colocação a meia haste da bandeira do Município de Beja em todos os edifícios municipais. Nuno Palma Ferro, presidente da Câmara de Beja que marca presença nas cerimónias fúnebres, recomendou às Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho que, através das respetivas Juntas, procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias.

Fernando Mamede, natural de Beja, onde nasceu a 1 de novembro de 1951, o antigo recordista mundial dos 10 mil metros e ídolo de uma geração, morreu na terça-feira, aos 74 anos. Símbolo do atletismo português não resistiu a complicações do foro cardíaco.

O Município de Beja reconheceu o seu percurso de excelência e o contributo para a projeção do concelho a nível nacional e internacional, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito da Cidade e dando o seu nome ao Complexo Desportivo Fernando Mamede e à corrida anual de 10Km, perpetuando junto da comunidade o legado de um bejense maior.

A morte de Fernando Mamede representa segundo o Município, “uma perda irreparável para o atletismo português e para Beja”, que vê partir uma das suas figuras mais emblemáticas no panorama desportivo nacional, endereçando à família as mais sentidas condolências, com a certeza de que “o seu legado desportivo, humano e cívico permanecerá vivo na memória coletiva”.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: Alvitrando

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes