Manifestação: Bombeiros do distrito de Beja presentes no protesto em Lisboa.


Bombeiros das 15 corporações do distrito de Beja, marcam presença no protesto de hoje promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB) com uma concentração na Praça do Comércio, em Lisboa.

Cento e três elementos, 90 bombeiros e 13 dirigentes, apoiados por 31 veículos, das quinze corporações de bombeiros  do distrito (uma de cada sede de concelho e a de Vila Nova de Milfontes), marcam presença naquela que a primeira manifestação desta estrutura e todo o país com centenas de viaturas, para protestar contra as propostas do Governo na área da proteção civil.

A concentração está marcada para a manhã deste sábado e a LBP conta com a presença de milhares de bombeiros, comandantes e dirigentes das associações e corpos de bombeiros de todo o país com centenas de viaturas.

As corporações dos distritos de Beja e Faro, fizeram a unificação da coluna na Área de Serviço de Grândola/ Sul, seguindo depois pela A2 em direção à Praça do Comércio.

Em causa estão as propostas aprovadas na generalidade pelo Governo a 25 de Outubro na área da protecção civil, sendo a que merece maior contestação das corporações de bombeiros é as alterações à lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergências e Protecção Civil, futuro nome da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Para a LBP, o Governo pretende colocar os bombeiros voluntários “num papel secundário” com estas alterações.

Teixeira Correia

(jornalista)

Fotos: João Lemos e Pedro Barahona


Share This Post On
468x60.jpg