Melides: GNR combate acampamentos ilegais e circulação de veÃculos em dunas na Lagoa.
A GNR de Grândola levou a cabo operação de combate ao acampamentos ilegais e circulação de veÃculos em dunas na Lagoa de Melides.
O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Grândola, ontem, dia 14 de agosto, realizou uma ação de fiscalização a acampamento ocasionais e à circulação de veÃculos em dunas, na Lagoa de Melides.
Na sequência desta operação, foram fiscalizados 40 indivÃduos o que resultou na elaboração de 36 autos de contraordenação por acampamento ocasional e estacionamento indevido nas dunas.
Estas ações de fiscalização visam a necessidade de conservar o património geomorfológico, florÃstico e faunÃstico das dunas, considerando que estas são zonas muito sensÃveis e de enorme importância, uma vez que constituem uma defesa contra a intensidade dos ventos, das areias e dos avanços do mar.
Operação da GNR em Odemira, no passado dia 25 de maio.
Operação de fiscalização de campismo e caravanismo ilegal, na zona costeira de Odemira, resulta na elaboração de 16 autos de contraordenação.
O Comando Territorial de Beja, através do Destacamento Territorial de Odemira, no dia 25 de maio, realizou uma operação de fiscalização direcionada para a realização de acampamentos em locais proibidos, nomeadamente, na orla costeira de Odemira, na zona protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
No decorrer da operação foram fiscalizados 16 caravanistas, tendo sido elaborados 16 autos de contraordenação pela realização de acampamentos fora dos locais adequados à prática do caravanismo e campismo (foto tirada no estacionamento do Parque da Cidade, em Beja), em que os infratores incorrem numa coima compreendida entre os 200 e os 2000 euros.
A operação contou ainda  com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Teixeira Correia
(jornalista)