Incluída nas atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mértola, surgiu a 8ª. edição da Agenda da CPCJ.
É uma atividade integrada nas comemorações do Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, este ano, 2020, o 31º.
Tal como em anos anteriores, esta atividade contou com a valiosa e indispensável participação das escolas do 1º. Ciclo deste concelho. “O tema deste ano, porque todos vivemos um percurso atípico das nossas vidas”, provocado pela pandemia COVID 19, foi os “Afetos e Emoções”.
A CPCJ sustenta que “a pandemia mudou as nossas vidas, a vida das nossas crianças. Fomos obrigados a repensar a forma de estar com quem mais gostamos, a forma de expressar os nossos sentimentos, a moderar os afetos ou a alterar a forma de os transmitir, situação que para muitas crianças terá sido difícil de compreender e de aceitar”.
Assim, lançou o desafio e solicitou que as crianças refletissem sobre esta situação. Expressassem a sua opinião, expressassem os sentimentos, sobre aquilo que mais as preocupam ou como é que estão a conseguir ultrapassar esta dificuldade.
“A grandeza desta Agenda deve-se ao trabalho desenvolvido por elas”, sustenta a CPCJ que justifica que “o seu contributo contribuiu para que a mesma se concretizasse. Por isso, agradecemos a todas as crianças e professores/professoras o seu envolvimento e a sua disponibilidade”, remata.