Lançado pela Câmara Municipal de Mértola no início da pandemia de covid-19 e que até hoje tem apoiado a população do concelho em várias vertentes.
O Município de Mértola reforça o projeto “Não Saia de Casa, Nós Vamos Até Si” com cuidados de apoio domiciliário, em virtude do agravar da situação epidemiológica provocada pela pandemia por Covid 19.
A autarquia da “Vila Museu” irá garantir à população a prestação de Cuidados de Apoio Domiciliário por parte de uma equipa especializada de auxiliares de geriatria contratados para prestarem cuidados de higiene e monitorização do estado de saúde a pessoas com diagnóstico positivo de Covid-19, que estejam em isolamento no seu domicílio e dependentes do cuidado de uma terceira pessoa.
A comunicado a Câmara de Mértola justifica que “este será um apoio meramente excecional e temporário, apenas destinado a pessoas com diagnóstico positivo de Covid 19, que não necessitem de internamento hospitalar ou cuidados de enfermagem, mas que, face ao diagnóstico positivo por Covid 19, a sua situação de dependência se tenha agravado”, justificam.
O Município de Mértola, tendo em conta as necessidades da população neste momento específico, irá reforçar a equipa do Projeto “Não Saia de Casa, Nós Vamos Até Si” com dois ajudantes de ação direta para prestação de apoio domiciliário aos munícipes que, tendo sido especificamente sinalizados pela Autoridade de Saúde Pública.
Segundo a edilidade são munícipes a quem tenham diagnóstico positivo de Covid 19 e necessitem temporariamente, em virtude do agravamento do estado de dependência pela sintomatologia associada à doença, de apoio nos cuidados diários de higiene e de alimentação no seu domicílio, sendo que o principal intuito será garantir uma vigilância e monitorização mais próxima do estado de saúde das pessoas.