Mértola: Candeeiro a petróleo provoca incêndio e deixa casal de idosos feridos.
Um casal de idosos ficou ferido, a mulher com gravidade, na sequência de um incêndio provocado por um candeeiro a petróleo, ocorrido em Picoitos, concelho de Mértola.
A mulher, de 81 anos, com diversas queimaduras, foi transportada pelos Bombeiros de Mértola, para o Hospital de Santa Maria, em virtude do mau tempo, o helicóptero do INEM não ter podido descolar. O homem, de 83 anos, sofreu ferimentos numa mão, tendo sido transportado para o Hospital de Beja.
O incêndio ocorreu quando candeeiro que se encontrava em cima de arca frigorÃfica que estava desligada, já que a habitação não tem luz, se partiu e o petróleo em chamas alastrou à roupa da mulher e a uma mesa em madeira.
As chamas foram dominadas por uns vizinhos que utilizaram baldes com água, não tendo os bombeiros chegado a atuar, já que as mesmas estavam debeladas.
O vereador da Câmara de Mértola, responsável pela Proteção Civil, esteve nos Picoitos, freguesia de Santana de Cambas, e contatou a Santa Casa da Misericórdia a fim do homem ficar no lar, uma vez o casal vive sozinho na aldeia, onde não tem qualquer familiar, e em virtude da casa não ter condições de habitabilidade, onde chove no interior.
O alerta foi dado à s 15,23 horas e nas operações de socorro estiveram 16 operacionais dos Bombeiros de Mértola, a viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Castro Verde, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja e a GNR, apoiados por sete veÃculos.
Teixeira Correia
(jornalista)