Mértola: Incêndio consome mata da Tapada Grande, que rodeia a praia fluvial.


Quatro meios aéreos combateram o incêndio que mobilizou quase oito dezenas de operacionais de 9 corporações de bombeiros. Incêndio considerado dominado às 19,00 horas.

Um violento incêndio consome desde as 16,00 horas uma vasta área da Tapada Grande de Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, de norte para sudoeste, não colocando em causa a praia fluvial, considerada uma das melhores da Europa ao nível do interior.

De acordo com informações disponibilizadas pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo (CSREPCBA), o alerta para o fogo foi dado às 16,05 horas, estando a ser combatido por 78 operacionais, apoiados por 25 viaturas de nove corporações de bombeiros e quatro meios aéreos, dois aviões Canadair e dois helicópteros bombardeiros pesados.

No combate ao incêndio estão meios e operacionais dos bombeiros de Mértola, Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira do distrito de Beja e de Alcoutim do distrito de Faro.

Segundo Jorge Santos, comandante dos Voluntários de Mértola, o “incêndio foi dado como dominado pouco passava das 19,00 horas, estando todos os meios ainda no local para se poder dar como extinto”, não adiantando as causas que estiveram, no início do mesmo.

Na parte sudoeste da antiga aldeia mineira, existem algumas hortas de cidadãos locais que também nunca estiveram em perigo dada a rápida e eficaz intervenção dos bombeiros.

Tapada Grande de Mina de São Domingos

Há onze anos, desde 2012 que é galardoada com a Bandeira azul e integra também o Programa Praia Acessível, permitindo uma melhor utilização por pessoas com mobilidade condicionada.

Desde 2017 que a praia fluvial da Tapada Grande de Mina de São Domingos, é eleita nos World Travel Awards como o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg