Mértola: Jornadas interdisciplinares na Mina de S. Domingos
O edifício do Musical, na Mina de S. Domingos, recebe no dia 23 de novembro as 5ªs Jornadas Interdisciplinares intituladas “Minas, tecnologias e educação: convergências”.
As jornadas são dedicadas à história e importância da aldeia mineira, com enfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, assim como a sua aplicação num contexto educativo e museológico.
O programa das jornadas deste ano conta com as comunicações: “Por mares nunca navegados: Evolução do Oceano Rheic, durante o Paleozoico, no SW Ibérico” de Jorge Manuel Costa Pedro, da Universidade de Évora; “A importância do conhecimento geológico, geoquímico e geofísico na valorização dos recursos mineiros no Baixo Alentejo” de Igor Morais, do LNEG Aljustrel; “Erica andevalensis e paisagem: conhecer para conservar” de Mariana Machado, da Universidade de Évora; “Los fondos de la biblioteca victoriana de Mason & Marry en Mina de Santo Domingo y su réplica en otros países” de Maria Dolores Canelo e Maria Losada Friend, da Universidade de Huelva; “O tema dos recursos geológicos e sua exploração em manuais escolares de Ciências Naturais; uma reflexão sobre o caso particular da atividade Mineira” de Jorge Ferreira, do Instituto de História Contemporânea.
Após a pausa para almoço realiza-se uma mesa redonda com a presença do Museu das Trilobites Gigantes, do Museu da Lourinhã, do Centro de Ciência Viva do Lousal, do Museu Municipal de Aljustrel e da Câmara Municipal de Mértola.
As jornadas são uma organização do Instituto História Contemporânea, da Universidade Évora-Cehfcí, da Faculdade de Ciências Sociais Humanas em parceria com Fundação Serrão Martins e a Câmara Municipal Mértola.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Fundação Serrão Martins, até dia 21 de novembro, através do email fserraomartins@gmail.com, ou do telefone 286647534. O programa está disponível em www.cm-mertola.pt