Mértola: Junta de Freguesia apoia nascimento de bebés, atribuindo 500 euros.
A drástica redução do nascimento de bebés na freguesia de Mértola em 2017, levou a Junta de Freguesia a atribuir um subsídio de 500 euros por cada recém-nascido registado.
Esta medida visa promover o aumento da natalidade e combater o decréscimo populacional que afeta a freguesia e o concelho de Mértola.
Com uma área de 303 kms/2, por onde se espalham 20 aglomerados populacionais, num total de 2.824 habitantes, no ano passado nasceram menos 10 bebés do que em 2016. Neste ano nasceram 23 crianças, contra as 13 do ano passado, enquanto que durante o corrente mês de janeiro, só se registou um nascimento.
A baixa taxa de natalidade e o envelhecimento da população, constituem um grande fator de preocupação da edilidade que segundo o seu presidente, Luís Madeira “é necessário inverter, daí termos lançado o Projeto Bebé +”, justificou.
“A atribuição dos 500 euros por cada bebé registado, tem como objetivo a fixação e melhoria das condições de vida das famílias residentes na freguesia”, acrescentando o presidente da junta que as candidaturas “abrangem os pais ou apenas a mãe que residam há mais de dois anos na freguesia”, concluiu.
Teixeira Correia
(jornalista)