Mértola: Município distinguido pela implementação do Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul.
A Câmara Municipal de Mértola foi distinguida pela Associação Bandeira Azul da Europa, pela colaboração na implementação do Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul 2015 (PNVBA) na Praia Fluvial da Tapada Grande, na Mina de S. Domingos.
A cerimónia de entrega do galardão decorreu no V Seminário da Bandeira Azul, que teve lugar nos dias 24 e 25 de novembro, em Setúbal. No presente ano apenas 15 entidades a nível nacional foram publicamente homenageadas pela implementação do PNVBA, entre as quais Mértola.
O PNVBA é um programa direcionado para as praias galardoadas com a Bandeira Azul. Durante a época balnear, as zonas distinguidas têm que cumprir as condições estabelecidas para a atribuição da Bandeira.
O projeto consiste na verificação de um grupo de situações (Envolvente, Apoios de Praia/Equipamentos, Areal, Informação/Educação Ambiental e Posto de Praia) e é baseado nas observações realizadas por jovens vigilantes, durante os meses de Julho e Agosto
À semelhança dos anos anteriores, após a atribuição das Bandeiras Azuis, a verificação dos critérios Bandeira Azul foi assegurada pela implementação do PNVBA, que contou com o apoio da Fundação Vodafone Portugal e que conta com o apoio dos municípios com zonas balneares galardoadas, associações de defesa do ambiente, entre outras entidades.
Com o mote «Faz da Mudança a tua Praia», o PNVBA 2015 desenvolveu-se com o apoio de jovens vigilantes, voluntários, colaboradores e coordenadores que recolheram informação diária sobre o estado das zonas balneares galardoadas.
Todas as observações são registadas através de fotografias e é preenchida uma ficha de controlo por cada visita, de forma a verificar se se encontram reunidas todas as condições de segurança, qualidade, acessibilidade, preservação e sensibilização ambiental das zonas balneares.
A posterior análise das fichas permitiu obter resultados que indicam o grau de cumprimento de determinados critérios subjacentes à atribuição e manutenção do galardão Bandeira Azul.”