Mértola: Parceria internacional que envolve a Câmara candidatou-se ao projeto RURVIVAL.
A Câmara Municipal de Mértola participação em projeto internacional, que engloba oito entidades de distintos paÃses, na área da revitalização do tecido empresarial nas zonas rurais.
Uma parceria de oito entidades de diferentes paÃses, entre as quais a Câmara de Comércio de Sevilha, uma Associação de MunicÃpios da Toscana em Itália ou a Agência para o Desenvolvimento da Eslovénia, integrada pela Câmara Municipal de Mértola, candidatou-se no programa INTERREG MED 2014-2015 ao projeto RURVIVAL – Dinamização do tecido empresarial nas zonas rurais do Mediterrâneo, através da promoção de microempresas na área social e ambiente. Mértola será um dos casos piloto para testar as novas metodologias de desenvolvimento.
Com este projeto os parceiros pretendem contribuir para a economia e desenvolvimento das áreas rurais, diminuir o desemprego, melhorar as condições sociais e económicas dos residentes, assim como contribuir para a preservação do ambiente e da herança natural do Mediterrâneo.
A nÃvel institucional o RURVIVAL tem por objetivo aumentar as capacidades das entidades públicas nesta área, de modo a apoiar os empreendedores. O projeto vai identificar os modelos de negócios existentes, desenvolver uma metodologia e um extenso plano para implementar.
Irá, também, fazer testes em áreas piloto, como será o caso de Mértola, para verificar a possibilidade de utilizar os modelos de negócio noutras zonas e noutras escalas. As autoridades locais serão assistidas, de modo a serem capazes de apoiar os empresários corretamente após a implementação do projeto.
O projeto global ascende a mais de um milhão e meio de euros, sendo a contrapartida de Mértola de 152 mil euros, com uma taxa de financiamento de 85 por cento.