Mértola: Ponte sobre o rio Guadiana recebe hoje iluminação para circulação de peões.


A Câmara Municipal de Mértola inaugura esta terça-feira, pelas 19,30 horas, a iluminação da ponte sobre o rio Guadiana, inaugurada em 1961, para substituir a “Ponte-Barca”.

Com a iluminação da ponte, a circulação de peões entre as duas margens do Guadiana será mais fácil e mais segura para todos os que diariamente fazem este percurso.

A iluminação do tabuleiro da ponte é constituída por 18 colunas e luminárias e a iluminação cénica dos sete pilares por 14 projetores e equipamentos para o controlo de variação de cor. A obra é um investimento municipal de 90 mil euros.

A ponte sobre o Guadiana foi construída em 1961, com projeto da autoria do Eng.º Edgar Cardoso, para substituir a chamada ponte-barca que fazia a travessia do rio em Mértola.

A ponte-barca em Mértola

Antes de ser construída a ponte em Mértola, no início dos anos sessenta, todo o tráfego era feito atravessando o Guadiana, de barco ou na chamada ponte-barca. No Inverno, durante as cheias, a margem esquerda ficava isolada.
Havia bilhetes para vários tipos de transporte: para camionetas, automóveis, carros de mulas …
Era o trigo e outros cereais, o gado, mas também todo o movimento de pessoas e mercadorias de quem vinha do lado de Serpa ou da movimentada Mina de S. Domingos e dos muitos “montes” da Margem Esquerda.
Foi ao fundo com uma camioneta. Por lá ainda deve estar, que o rio é fundo neste local.
Teixeira Correia
(jornalista)
Nota: Texto (A ponte-barca em Mértola) e foto publicados do blog Rua de Alconxel, publicada em 27 de Abril de 2008

Share This Post On
468x60.jpg