Mértola: Regresso à normalidade nos Paços do Concelho.


Encerrado desde o passado dia 2 de dezembro, face à descoberta de quatro casos de covid-19 entre os trabalhadores, o edifício dos Paços do Concelho do Município de Mértola, reabre esta segunda-feira para o atendimento ao público.

No espaço funcionam os serviços administrativos e financeiros e face à descoberta da infeção e dos contatos com outros colaboradores, como medida de precaução, a autarquia da “Vila Museu” decidiu “encerrar os serviços a que os trabalhadores estava afetos”, revelou na altura o vice-presidente Mário Tomé.

Depois dos testes em massa feitos a trabalhadores e população e em concertação com a Autoridade de Saúde Pública, e depois da desinfestação do espaço pelos bombeiros locais, o Executivo da Câmara Municipal de Mértola, “considera que estão reunidas as condições para reabrir o edifício”, justificou Mário Tomé.

O autarca considerou que “os casos ativos têm vindo a baixar e o pico da pandemia já terá sido ultrapassado. Os testes feitos nos últimos dias permitem encarar o futuro com tranquilidade”, sustentou.

O Município de Mértola está desde a passada quarta-feira abrangido pelas medidas impostas à classificação de risco elevado face à pandemia de covid-19. Que interferem com restrições na circulação e consumo de álcool na via pública, encerramento do comércio local e restaurantes e cafés, nomeadamente.

De acordo com os últimos dados da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) conhecidos pelo Lidador Notícias (LN), na sexta-feira o município registava um número inferior a quatro dezenas de casos ativos.

Mário Tomé destacou o papel preponderante que os Bombeiros Voluntários de Mértola têm tido “na recuperação da confiança entre a população. Quando tudo foge quando há um caso positivo de covid-19, os bombeiros têm estado na primeira linha”, rematou o edil.

Confrontado pelo LN, Jorge Santos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM) destacou o “espírito de abnegação de todo o efetivo o em prol da população do concelho. Estamos cá para fazer bem sem olhar a quem”, justificando que para além das desinfestações de diversos espaços “temos em conjunto com a autarquia um plano para ocorrer aos mais vulneráveis que estão nas IPPS’s”, rematou.

Além do edifício dos Paços do Concelho, os BVM já procederam à desinfestação da Escola Primária de Santana de Cambas, Lar e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia e Infantário com Pré-Primária da Câmara Municipal.

Núcleos Museológicos e Biblioteca encerrados

Em face do avanço da pandemia levou ao encerramento dos núcleos museológicos do Museu de Mértola ao longo de vários dias até 1 de janeiro, estando fechados nos dias 6, 13, 20, 24, 25, 26, 27 de dezembro de 2020 e 1 de janeiro de 2021.

A Biblioteca Municipal trem os serviços presenciais encerrados por tempo indeterminado, a população poderá fazer os seus pedidos por contacto telefónico ou por correio eletrónico, disponibilizando na página da autarquia o Catálogo Bibliográfico.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg