Mina de São Domingos: Exposição de Fotografia “Carvão de Aço” de Adriano MIranda.
“Carvão de Aço” do fotojornalista Adriano Miranda, reúne um conjunto de fotografias a preto e branco, sobre o quotidiano das Minas do Pejão, em Castelo de Paiva, encerradas desde 1994.
Nas palavras do autor, o livro e exposição “Carvão de Aço” “é acima de tudo uma homenagem, um gesto de gratidão” perante a comunidade de mineiros que “têm corpo e espírito de aço, sempre muito orgulhosos do seu trabalho e da sua história”.
Esta narrativa visual e dramática da mina é comum a muitas outras realidades mineiras do país e a homenagem estende-se a todos os rostos que ao longo dos tempos construíram a história e a memória dos territórios mineiros.
A apresentação do livro e exposição na Mina de S. Domingos, aconteceu na sexta-feira, 9 de junho, no edifício do Cineteatro integra o programa o VI Encontro Mineiro organizado pela Fundação Serrão Martins e Câmara Municipal de Mértola. Na apresentação, Adriano Miranda conta com a presença e palavras introdutórias do Prof. Cláudio Torres do Campo Arqueológico de Mértola.
A exposição vai estar patente no Cineteatro da Mina de S. Domingos até 29 de junho.