Mina de São Domingos: VI Encontro Mineiro de São Domingos, dias 9 e 10 de junho.
A Fundação Serrão Martins e a Câmara Municipal de Mértola promovem nos dias 9 e 10 de junho o VI Encontro Mineiro de S. Domingos, uma iniciativa que celebra, com um programa de atividades diversificado, a herança e as tradições da aldeia mineira.
O programa do primeiro dia do encontro mineiro inclui uma visita ao complexo industrial, a conferência “A Faixa Piritosa Ibérica – Presente e futuro”, a apresentação do livro e da exposição de fotografia “Carvão do aço”, de Adriano Miranda e o anúncio do lançamento da 2.ª fase da obra de requalificação do parque mineiro de s. Domingos. No dia 10, sábado, o programa inicia com uma missa em honra dos antigos mineiros, a que se segue a iniciativa “Mãos na massa” e um baile tradicional.
O Encontro Mineiro conta com a colaboração da Associação Vidas com Garra, Dark Sky Alqueva, Empresa de Desenvolvimento Mineiro, Paróquia de Mértola, Junta de Freguesia de Corte do Pinto e Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
Livro e Exposição de Fotografia “Carvão de Aço” de Adriano Miranda na Mina de S. Domingos
A apresentação do livro e exposição na Mina de S. Domingos, que acontece a 9 de junho, pelas 13h00, no edifício do Cineteatro, integra o programa o VI Encontro Mineiro organizado pela Fundação Serrão Martins e Câmara Municipal de Mértola. Na apresentação, Adriano Miranda conta com a presença e palavras introdutórias do Professor Cláudio Torres, do Campo Arqueológico de Mértola.
“Carvão de Aço” do fotojornalista Adriano Miranda, reúne um conjunto de fotografias a preto e branco, sobre o quotidiano das Minas do Pejão, em Castelo de Paiva, encerradas desde 1994. Nas palavras do autor, o livro e exposição “Carvão de Aço” “é acima de tudo uma homenagem, um gesto de gratidão” perante a comunidade de mineiros que “têm corpo e espírito de aço, sempre muito orgulhosos do seu trabalho e da sua história”.
Esta narrativa visual e dramática da mina é comum a muitas outras realidades mineiras do país e a homenagem estende-se a todos os rostos que ao longo dos tempos construíram a história e a memória dos territórios mineiros.
A exposição vai estar patente no Cineteatro da Mina de S. Domingos até 29 de junho.
O programa do VI Encontro Mineiro está disponível em www.cm-mertola.pt.