André Ventura, presidente do Partido Chega, tomou posse na manhã deste sábado, como deputado na Assembleia Municipal de Moura (AMM), cargo para o qual foi eleito nas Eleições Autárquicas do passado dia 26 de setembro.
O ato decorreu na Praça dos Restauradores, em Santo Aleixo da Restauração, freguesia localizada a 30 quilómetros da sede de concelho e que integra a União de Freguesias com Safara, onde o Chega conseguiu um dos nove mandatos na assembleia de freguesia.
Já sua página do twiter, André Ventura escreveu: “já tomei posse como deputado Municipal da Assembleia Municipal de Moura. Um orgulho trabalhar pelas populações mais esquecidas do país”.
Na sequência do balanço das presidências onde Ventura ganhou em duas freguesias, Póvoa de São Miguel e Sobral da Adiça, a Marcelo Rebelo de Sousa, candidatou-se à Assembleia Municipal de Moura com o objetivo “ganhar a câmara e a assembleia municipal”, o que não veio a conseguir, sendo no entanto o Chega, o partido charneira ou muleta, para o Partido Socialista ter a maioria nos dois lugares.
Nas eleições para a Câmara Municipal, o PS conseguiu 3 mandatos, tantos quantos a CDU e um do Chega, o que lhe permite “ser a solução” governativa para o Executivo socialista, liderado por Álvaro Azedo. Desconhece-se se os socialistas vão propor a aliança ao Chega, com a atribuição de pelouros a Cidália Figueira, a eleita do partido de Ventura nas Autárquicas
Na AMM, o Partido Socialista conseguiu 8 mandatos, contra 7 da CDU, 6 do Chega, a que se juntam cinco presidentes da Junta de Freguesia, o que no total confere 11 mandatos aos socialistas, 8 aos comunistas, 6 ao Chega e um a Independentes, o que faz com que o partido de André Ventura, volta a ser o pêndulo da balança na hora das votações.
Teixeira Correia
(jornalista)
Foto: Twiter de André Ventura