Um indivÃduo de 29 anos, residente em Moura, reincidente no tráfico de estupefacientes, que dia da detenção escondia numa gaveta da cómoda do quarto e dissimulada na roupa dos seus filhos menores dois pedaços de haxixe, foi condenado uma pena efetiva de prisão de 4 anos e 6 meses.
Diogo S., que se encontra em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Beja, desde 1 de fevereiro do corrente ano, data em que se encontrava no cumprimento de uma pena suspensa, pela prática do mesmo tipo de crime, mas de menor gravidade, já tinha sido detido em março de 2022 pelos agentes da Investigação Criminal da PSP de Moura, na posse de três embalagens de haxixe com 7,988 gramas, suficiente para 23 doses individuais e 135 euros em numerário.
No dia em que voltou a ser detido, de que resultou a aplicação da medida mais gravosa, Diogo S., foi intercetado no caminho municipal que liga São Marcos, na fronteira de Espanha, a Vale Covo, no concelho de Serpa, transportando consigo 45,772 gramas de haxixe, que dava para 215 doses, com um valor de revenda de 600 euros.
A Procuradora do Ministério Público (MP) de Moura responsável pela acusação, descreveu o indivÃduo como um dos grandes abastecedores de toxicodependentes, e que fazia de vendas pelas ruas da cidade, em particular a cidadãos romenos, nomeadamente a três irmãos Lukats, que foram ouvidos como testemunhas de acusação. Para evitar o seu desaparecimento e inviabilizar a acusação do arguido, as testemunhas foram ouvidas em declarações para memória futura, prestadas perante uma magistrada do MP de Moura.
O arguido vai continuar em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja, sendo depois sujeito a um cúmulo jurÃdico, da pena de prisão que estava suspensa e da pena efetiva a que foi agora condenado.
Teixeira Correia
(jornalista)