(Atualização) Moura: Mais um caso positivo na cidade, a juntar a 3 do Sobral da Adiça.


(Atualização) Há mais um caso positivo em Moura. É na cidade e nada tem a ver com os anteriores casos nas comunidades ciganas, que se junta aos 3 casos de Sobral da Adiça.

Autoridade de Saúde Pública da ULSBA confirmou, esta tarde, mais um caso positivo de infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) na cidade de Moura.

Trata-se de um caso que não está relacionado com nenhum dos que já haviam sido confirmados, pelo que a Autoridade de Saúde Pública.

A realização de novos testes na comunidade de Sobral da Adiça, Concelho de Moura, revelou a existência de 3 novos casos positivos. São agora 29 os casos no município, mas a DGS continua a assinalar 68.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM) revelou que dos 46 testes realizados à COVID-19, em Sobral da Adiça, no dia 13 de maio, foram confirmados 3 casos positivos.

O SMPCM revela que todos estes novos casos positivos estão relacionados com os restantes casos já confirmados em Sobral da Adiça, tal como os dez registados na passada semana, todos numa comunidade de etnia cigana.

Os testes foram realizados pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, apoiada, no local, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura e Junta de Freguesia de Sobral da Adiça.

Com estes três novos casos, há agora 29 casos positivos no concelho de Moura, sendo 13 em Sobral da Adiça e 16 em Moura, existindo 50 casos recuperados.

No relatório deste sábado da Direção-Geral de Saúde (DGS), o concelho de Moura continua a apresentar 68 casos positivos, número que já vem desde o dia 12 de maio, percebendo-se que a DGS não está a contabilizar os recuperados no junicípio.

Recorde-se que o concelho de Moura é, dos 47 municípios do Alentejo, o que mais casos positivos já registou, desde que no passado dia 18 de março, foram conhecidos os primeiros infetados na região. No total, e de acordo com os dados sempre divulgados pelo SMPCM, já foram confirmados 79 casos positivos de covid-19, os últimos três revelados hoje na freguesia de Sobral da Adiça.

O primeiro em Moura surgiu a 8 de abril, tendo um homem, com cerca de 60 anos, que fazia tratamento de hemodiálise no Hospital de Beja, onde chegou a estar internado.

Da totalidade de casos registados no município da Margem Esquerda do rio Guadiana, só o do positivo de uma mulher e que já foi dada como recuperada, não está ligado a uma comunidade de etnia cigana.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg