O PESIM-Plano Educativo para o Sucesso e Inovação em Moura, concluiu a sua intervenção, junto da comunidade, em geral, e da comunidade educativa, em particular, no passado dia 15 de dezembro de 2021.
As estratégias implementadas visaram melhorar o sucesso educativo no concelho, intervindo nos vários fatores que determinam o acesso às aprendizagens, através de um conjunto de ações inovadoras e não confinadas ao espaço escola.
Como resultado da intervenção do projeto, foram vários os produtos que foram concebidos e/ou adquiridos e que ficarão como recursos educativos para a comunidade educativa poder usufruir, de entre os quais se destacam as duas Salas de Aula do Futuro-Laboratórios de Aprendizagens, sediadas na EBI de Amareleja e na Escola Secundária de Moura e respetivos dossiês de metodologias; o livro “Pequenas Histórias, Grande Imaginação”; o Guia de Tutoria Comunitária; o Caderno de Medição Escolar; a agenda “Moura, Cidade Educadora; Roteiros e Observatórios Temáticos, os quais permitem explorar a fauna, flora e locais históricos do concelho; jogos didáticos sobre várias temáticas; Kits Musicais; folhetos informativos e vídeos promocionais; calendários de alimentação saudável; crachá de identificação da Rede de Entidades Solidárias; Álbum de Experiências (compilação de registos fotográficos de atividades).
De referir que todos estes produtos foram agregados em “Maletas Pedagógicas” que foram entregues aos Agrupamentos de Escolas de Moura e de Amareleja e à Escola Profissional de Moura e que poderão ser consultadas e utilizadas sempre que necessário.
Projeto PESIM entregou fardas a alunos da EPM
O PESIM – Plano Educativo para o Processo e Inovação em Moura entregou fardas aos alunos da Escola Profissional de Moura, dos cursos de Técnico de Restaurante Bar-2.º ano, Técnico Auxiliar de Saúde-1.º ano e Curso Técnico de Cozinha Pastelaria-1.º ano, num total de 46 alunos.
A oferta dos equipamentos aos alunos foi efetuada no âmbito da Gestão do Orçamento Participativo do Fórum Juvenil do PESIM, o qual visa auscultar os interesses e necessidades dos jovens e, através dessas manifestações, identificar necessidades para a aplicação da referida verba. Após um momento de reflexão e análise verificou-se que a aquisição das fardas constituía uma necessidade, ficando dessa forma definido que a verba seria aplicada neste apoio aos jovens e respetivas famílias.
A utilização das fardas assume um papel de equidade no acesso às mesmas oportunidades, uma vez que não permite a descriminação entre jovens, promovendo a igualdade entre os mesmos, assim como promove a responsabilidade no seu uso, atendendo aos valores que a mesma deve honrar e aos objetivos a que os jovens se propõem.
Importa referir que nos anos letivos transatos, mediante a decisão dos jovens, a verba foi aplicada no apoio a questões sociais, nomeadamente na aquisição de bens materiais e alimentares para idosos em situação de isolamento social e socialmente desfavorecidos.