Movimento da sociedade civil com mais de mil signatários quer multiplicar o valor de produtos e serviços exportados e atrair cidadãos de todo o Mundo para Portugal.
Segundo o “Dinheiro Vivo, publicação doa Global Media Group, “aumentar o valor das exportações, promover a neutralidade carbónica e atrair cidadãos de todo o mundo para Portugal”. Estes são os três objetivos do movimento Marcas por Portugal, apresentado esta segunda-feira no Porto e que conta entre outros com a empresária Rita Nabeiro (Grupo Nabeiro), responsável da Adega Mayor, entre os primeiros mil signatários.
O movimento assume o “compromisso para uma década, uma marca de mudança para valorizar Portugal”.
“Acreditamos que precisamos de mudar, de aumentar o valor percebido da Marca Portugal, com o objetivo de criar mais riqueza, que possa ser justamente distribuída ao longo de toda a geografia e cadeia produtiva. Só assim seremos capazes de crescer em harmonia, igualdade de género, inclusão e diversidade, contribuindo para a erradicação da pobreza em Portugal”, assim refere o manifesto de apresentação.
O movimento considera ainda que “Portugal tem tudo para vir a ser umas das 10 marcas-país melhores do mundo” se conseguir “valorizar as pessoas, os produtos, os serviços e o país”.
O nascimento do Marcas por Portugal surge duas semanas depois da apresentação da Associação Business Roundtable Portugal, que junta os líderes de 42 das maiores empresas portuguesas.