Música: “Os Filhos do Alentejo”, projeto iniciado em 2011.


“Uma das manifestações populares que melhor traduzem o registo de costumes, tradições e alegrias de uma população, é, sem dúvida, o cancioneiro. Fortemente ameaçada pelos tempos modernos, os cantares do povo têm vindo a diluir-se e a perder a sua autenticidade” … “Os Filhos do Alentejo”.

Filhos do Alentejo_800x800Muito se cantou e encantou nos portais das casas rústicas, nas eiras, a caminho das romarias, na monda dos trigais e na apanha da azeitona. Um leque tão diversificado de melodias que, de acordo com as recolhas feitas pelo conterrâneo Luis Simenta permitiu dar corpo ao projeto de Iniciação de Guitarra Clássica, no início de 2011, iniciativa patrocinada pelo Centro de Cultura e Desporto da Saúde e da Segurança Social de Beja (CCDSSB) aos seus associados e familiares. Assim como possibilitou, também, estabelecer fortes laços de fraternidade entre os membros que constituem o grupo de aprendizagem “Os Filhos do Alentejo”.

Final de 2011, iniciada uma nova fase neste projeto, de nível de formação avançado de guitarra clássica, após estabelecido o protocolo entre as partes CCDSSB e o grupo de aprendizagem os “Os Filhos do Alentejo” liderado pelo Luís Simenta, cujo objetivo deste grupo é continuar empenhado em divulgar a música popular portuguesa e em particular a cultura nossa terra e das nossas gentes, sempre de forma desinteressada.

“Os Filhos do Alentejo” conquistaram a sua identidade, justamente em atuações publica em 2012 pelas performances desenvolvidas em palcos tais como: Restaurante o Pereira, Têm Avondo, Clube de Sargentos da Base Aérea 11, Vila de Frades, Lares, Associações de caracter Social e convívios proporcionado do CCDSSB aos seus associados.

Esta reentrada na nova temporada foi exigente quer no reportório quer nas prestações acústicas em especial nas atuações ao vivo em serenatas com habitual agrado dos fans (familiares e associados), isto acresceu responsabilidades de todos os membros do grupo por forma a responder com eficácia e satisfação ao acordo de exclusividade protocolado com a Instituição CCDSSB.

Mantendo a sua reputação e profissionalismo reconhecidos, quer em palcos regionais / nacionais ou porventura internacionais, os Filhos do Alentejo esperam corresponder às legítimas espectativas depositadas por todos.

Atualmente, Os Filhos do Alentejo, conferem uma firme personalidade jurídica consolidada, condição imprescindível para desenvolver a continuidade do projeto que está na sua génese que é cantar o Alentejo e as suas gentes, mantendo a fidelidade ao passado, às suas tradições e á sua rica história alentejana. Nestes pressupostos assenta o futuro trabalho discográfico denominado “Regresso às Origens” assente num reportório de qualidade e com originais já em carteira, com letras de José Custódio e música de L. Simenta, tais como: “As uvas que dão o vinho”, “Lira” e  “A chaminé lá da quinta”.

O grupo pretende ser embaixador do Cante Alentejano, à sua dimensão, e para a sua comunidade.

De forma natural e espontânea, a agenda de participação de eventos de “Os Filhos do Alentejo” no calendário de 2014 foi repleta, designadamente: Quelfes (26Jan – Festa Honra S. Sebastião), Ourique (22Mar – Festa do Porco Alentejano), Feira de Garvão (10Mai – XX Exposição Agro-Alimentar), Salvada (17Mai – Festa Social), Encontro Rotary Club (22Jun – Beja Parque Hotel), Almodôvar (12Jul – FACAL), UF Panoias e Conceição (20Jul – Festas de Panoias), Beja (9Set – Arruada Associação Comercial e Distrital de Beja), Beringel (8Nov – S. Martinho JF de Beringel), Vila de Frades (7Dez – Vitifrades Rota das Adegas), Pastelaria Alendoce (10Dez – Casting de entrada novo elemento Rui Silva com Bandolim) e CCD (12Dez –  Jantar de convívio).

Actualmente, constituem os gerontes residentes do grupo: António Cruz – Empregado Comercial, José Aleluia – Militar, José Custódio – Técnico Superior, Manuel Salvador – Técnico Superior, Miguel Fialho – Eng. Electrótecnico, Luís Simenta – Técnico Superior, Rui Silva – Militar e Vítor Felix – Militar.


Share This Post On
468x60.jpg