Neves/Beja: Tribunal mantém paquistanês na cadeia por tentativa de homicídio.


Tribunal da Relação rejeita recurso de cidadão paquistanês condenado por tentativa de homicídio ocorrida em agosto do ano passado em monte da freguesia de Nossa Senhora das Neves, concelho de Beja.

O Tribunal da Relação de Évora (TRE) julgou improcedente o recurso apresentado pela defesa de um cidadão paquistanês de 41 anos, que pretendia ver reduzida a pena de prisão e a suspensão da mesma e atenuar o valor da indemnização a pagar.

Sohail Abbasi, foi condenado no passado dia 15 de setembro, por um Coletivo de Juízes (CJ) do Tribunal de Beja a uma pena de 5 anos e 6 meses, pela prática de um crime de homicídio simples na forma tentada, perpetrado contra um compatriota, também de 41 anos, a quem agrediu com o recurso a uma arma branca.

Além da pena de prisão, o arguido foi condenado a pagar 5.000 euros de indemnização à vítima e 27.329,51 euros ao Hospital de Beja a título de despesas do ofendido.

Apesar do crime prever a aplicação de uma pena mais baixa, que fosse suspensa na sua execução, o presidente do CJ que julgou o caso, justificou que a condenação foi mais pesada porque o arguido “teve intenção de matar a vítima, tendo demonstrado ter uma personalidade violente e mostrado falta de arrependimento”, concluiu.

O crime ocorreu na noite de 20 de agosto de 2022 num monte da freguesia de Nossa Senhora das Neves, concelho de Beja, quando os dois paquistaneses se envolveram num confronto físico, provocado pela ingestão de álcool. Sohail Abbasi empunhou uma faca de cozinha de 15 centímetros de lamina e desferiu cinco golpes na vítima, que só não morreu dada a intervenção médico-cirúrgica a que foi sujeito no Hospital de Beja.

O arguido estava sujeito a prisão preventiva desde 22 de agosto, tendo a pena transitado em julgado no passado dia 21 de dezembro, data da tomada de decisão dos Juízes Desembargadores do TRE.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg