Odemira: Ciclista encontra a morte em passeio a caminho de Monchique (Fóia).
Um grupo de doze ciclistas de duas localidades do concelho de Santiago do Cacém faziam um passeio em direção ao Alto da Fóia (Monchique), Jorge Pereira encontro a morte, atropelado por um automóvel que entrava na estrada onde seguiam. Outro ciclista está em estado muito grave.
Um ciclista, de 40 anos, morreu e outro, de 37 anos, sofreu ferimentos graves, tendo sido transportado de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa, na sequência da colisão ocorrida na manhã de ontem entre um ligeiro de passageiros e um grupo de ciclistas que seguiam de bicicleta.
O acidente ocorreu cerca das 08,30 horas, na Estrada Municipal (EM) 501, na zona de Relva Grande, no concelho de Odemira, quando uma viatura conduzida por uma mulher, proveniente de uma estrada secundária de terra batida entrou na estrada de alcatrão onde um grupo de doze ciclistas seguia de bicicleta. O carro iniciava uma subida, enquanto os ciclista seguiam no sentido inverso quando se deu a colisão. A viatura terá invadido a via contrária.
No embate resultou a morte imediata de Jorge Pereira, cicloturista do Grupo Desportivo de Santa Cruz, e ferimentos graves em João Maçarico, de “Os Kotas”, de Vila Nova de Santo André, ambas as localidades do concelho de Santiago do Cacém. Houve ainda o registo de mais três feridos ligeiros que foram socorridos no local.
Segundo foi possível apurar os dois grupos tinham deixando as viaturas, num lugar a cerca de cinco quilómetros do acidente e como destino o Alto da Fóia, no concelho de Monchique.
Fonte do Comando Territorial de Beja da GNR, revelou que “as vítimas seguiam de bicicleta num grupo que integrava 12 ciclistas, quando foram abalroados pelo veículo automóvel”.
De acordo com o CDOS, o ferido grave “foi transportado de para uma unidade hospital em Lisboa”, pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Faro e que aterrou próximo do local onde ocorreu o acidente.
O troço da EM 501 esteve cortada cerca de 6 horas, para que os militares do Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR de Beja, realizasse perícias e recolhe vestígios que pudessem esclarecer as causas do acidente.
O corpo de Jorge Pereira, foi transportado para o Gabinete Médico Legal de Beja, onde deverá ser autopsiado.
Para o socorro às vítimas foram mobilizados 10 operacionais dos bombeiros de Odemira, GNR, INEM, apoiados por quatro veículos e um meio aéreo.
Teixeira Correia
(jornalista)