Um cidadão búlgaro, de 58 anos, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Odemira dos crimes de violência doméstica e lenocÃnio, ambos agravados, praticados contra a companheira, pouco tempo depois de terem começado a viver na mesma casa, o que ocorreu após julho de 2023.
Sem ter qualquer ocupação profissional, Yordan Zhirvrov, segundo o despacho de acusação do MP a que o Lidador NotÃcias (LN) teve acesso, constrangeu a ofendida a prostituir-se e era obrigada a manter relações sexuais com homens que ele arranjava, e a quem a mulher tinha que cobrar 50 ou 60 euros por cada ato.
Sempre que a mulher recusava manter relações sexuais contra a sua vontade com terceiros, era agredida e obrigada à prostituição na casa de ambos em Vila Nova de Milfontes.
Em abril do ano passado, a mulher apresentou queixa no posto da GNR daquela localidade, tendo sido violentamente agredida pelo arguido com socos e pontapés por todo o corpo.
Em 19 de junho de 2024, Yordan Zhirvrov foi detido e presente a primeiro interrogatório judicial tendo um juiz do Tribunal de Odemira decretado a prisão preventiva, que cumpre no Estabelecimento Prisional de Beja. Quatro meses depois a mulher requereu nova audição onde pretendeu desistir da queixa, situação que o Juiz de Instrução Criminal (JIC) não aceitou.
O arguido pediu a abertura de instrução do processo, mas todas as testemunhas arroladas confirmaram ter visto a vÃtima com diversos sinais de agressão, incluindo que esta tinha sido pressionada a desistir da queixa. Tudo conjugado, o JIC decidiu pronunciar Yordan Zhirvrov exatamente pelos factos e crimes constantes do despacho de acusação.
O arguido vai ser julgado por um Coletivo de JuÃzes do Tribunal de Beja e além do MP ter requerido a expulsão do território nacional, arrisca uma pena de prisão superior a cinco anos.
Teixeira Correia
(jornalista)