Odemira: Comunidade Mooji agradece a nove corporações de bombeiros do distrito.
Em 17 de novembro, um incêndio destruiu as oficinas da comunidade Mooji, no Monte Sahaja, localizado em São Martinho das Amoreiras. Ontem dois representes dos Mooji ofereceram cabazes e dinheiro às nove corporações de bombeiros que combateram as chamas.
Um mês depois do violento incêndio que deflagrou no Folhados, em São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, e destruiu por completo a área das oficinas do Monte Sahaja, da comunidade Mooji, levou a que ontem fosse reconhecido o trabalho das corporações de bombeiros envolvidas no combate às chamas.
Inês Magalhães e Pedro Candeias, dois dos seguidos do líder espiritual Mooji, visitaram os quartéis das nove corporações que no dia 17 de novembro evacuaram em segurança e sem ferimentos, a mais de centena de homens, mulheres e crianças do Monte Sahaja, evitando que este fosse consumido pelas chamas.
Os comandantes dos bombeiros de Odemira, Vila Nova de Milfontes, Ourique, Castro Verde, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Mértola e Beja, foram presenteados com um Cabaz de Natal, que entre outros produtos incluía bacalhau e um presunto, ainda um cheque de 800 euros e um postal com toda a comunidade.
De visita aos Bombeiros Voluntários de Beja (BVB), Pedro Candeias, disse ao Lidador Notícias (LN) que “é uma simples e singela de dizer obrigado aos bombeiros pelo trabalho que fizeram no nosso monte e também pelo empenho e dedicação que dia-a-dia colocam em prol da comunidade”, justificou.
Pedro Barahona, comandante dos BVB, ofereceu ao Pedro e à Inês, um galhardete da corporação e a oferta de Natal que cada bombeiro recebe, como forma de “registar um gesto nobre e de muito significado, só praticado por pessoas reconhecidas”, mostrando-se disponível para ajudar em iniciativas em que a comunidade necessite dos bombeiros.
Teixeira Correia
(jornalista)