Odemira: De hoje a domingo realiza-se em S.Teotónio a FACECO.


Abriu hoje portas em S.Teotónio, a Feira de Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), uma iniciativa promovida pelo Município, em parceria com diversas entidades locais, que se prolonga até domingo.

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, inaugura esta tarde a partir das 18,00 horas o certame, que tem como objetivo, a promoção do território, do seus produtos e atividades, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho.

A pecuária, agricultura, turismo, a animação e a gastronomia serão pontos fortes do certame.

A FACECO acontece numa altura em que muitas famílias estão de férias na região e a proximidade de Zambujeira do Mar, faz com a feira seja um local de passeio ao final do dia, e assistir aos espetáculos musicais da noite.

A feira é uma grande montra do artesanato local interpretado por cidadãos do concelho e por muitos estrangeiros que habitam no Município e que este reconhece mérito ao trabalho desenvolvido, daí que há um pavilhão dedicado ao setor, com exposições e artesãos a trabalhar ao vivo.

A presença da pecuária é bastante forte, com a realização de diversas exposições e concursos de raças, com particular destaque para a raça bovina Limousine, com a realização do 29º Concurso Nacional e a presença de muitos produtores/compradores de gado, vindos de França e dos Açores.

No concelho de Odemira está localizada a sede da Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine e o maior número de efetivos da raça. Àquela raça bovina, juntam-se os concursos dos bovinos Holstein Frísia, da cabra Charnequeira e do Mel.

Em vários espaços do certame, as tasquinhas das associações culturais e desportivas locais do concelho, em particular da zona marítima, servem percebes, raia frita e caldeiradas de peixe do mar.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg