Odemira: Ex-comandante dos bombeiros ganha Orçamento Participativo.


Antigo comandante dos Bombeiros de Odemira apresentou programa de desfibrilhadores para o concelho no Orçamento Participativo do Município 2019 e foi uma das propostas vencedoras.

Nazário Viana, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira (BVO), foi um dos vencedores do Orçamento Participativo do Município 2019, com uma proposta que permite o acesso a qualquer cidadão no Concelho de Odemira a um programa de Desfibrilhador Automático Externo (DAE) 24horas/dia.

O programa denominado “Odemira, Concelho Cárdio-Seguro-Projeto Multi-freguesias”, propõe equipar o município com 40 desfibrilhadores, colocados em locais estratégicos de acesso às populações, visa também dar formação a 240 pessoas, que se tornarão nos operacionais dos aparelhos, por forma a reduzir o número de vítimas por paragem cardiorrespiratória.

A proposta, cujo valor aprovado foi de 125.000 euros, recolheu 351 dos 3509 votos de cidadãos expressos em 17 propostas de investimentos públicos e vai ser coordenado pela Comissão Municipal de Proteção Civil “escolhendo os sítios de colocação dos aparelhos e as pessoas que receberão formação”, revelou ao JN, Nazário Viana.

Bombeiro há 42 anos, 22 dos quais passados como comandante dos BVO, conhece o concelho e as suas gentes como ninguém e considera que o programa “pode salvar vidas”, justificando que os odemirenses “estão conscientes da importância deste equipamento na prestação do socorro ao próximo”, rematou.

Viana, é pai de Lucínia Aires, segunda comandante do CDOS de Beja, mostrou-se feliz pela escolha do seu projeto: “este foi um dia muito importante para mim, uma vez que tenho dedicado a minha vida ao socorro, na ajuda ao próximo e ter consciência do potencial deste programa”, concluiu.

 Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg