O despiste de um motocultivador provocou um ferido “muito grave”, numa exploração agrícola de frutos vermelhos na freguesia de São Teotónio, concelho de Odemira, na tarde desta sexta-feira.
Para o local foi acionado o helicóptero do INEM sediado em Évora, que transportou o trabalhador para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
O acidente ocorreu às 13,00 horas desta terça-feira, tendo a vítima, um homem de nacionalidade indiana de 22 anos, que além de uma fratura exposta de um membro inferior, apresenta outras lesões, particularmente ao nível interno, cuja extensão não foi possível apurar. Por motivos não apurados, o homem perdeu o controlo do pequeno veículo agrícola que capotou deixando encarcerado.
Os Bombeiros de Odemira ocorreram ao local e dado o estado de saúde da vítima foi acionado via CODU o helicóptero do INEM sediado em Évora, que aterrou na exploração agrícola e fez o transporte do ferido para a unidade hospitalar de Beja.
Na capital baixo-alentejana a aeronave aterrou no Relvado Sintético nº2 do Complexo Desportivo, localizado a cerca de 500 metros do hospital, para onde o trabalhador agrícola foi transportado pelos Bombeiros de Beja. A partir desta data, aquele equipamento desportivo passa a ser o “heliporto” a utilizar pelos helicópteros afetos aos serviços de saúde, uma vez o aeródromo da cidade fica a mais de 5 quilómetros do hospital.
No socorro à vítima foram mobilizados 13 operacionais dos Bombeiros de Odemira e Beja e 4 operacionais, incluindo a equipa médica do INEM.
Teixeira Correia
(jornalista)