Odemira: GNR apreende droga e dinheiro no Festival Sudoeste.
Cocaína, haxixe, drogas sintéticas e dinheiro, apreendidos pela GNR no Festival MEO Sudoeste, em Zambujeira do Mar (Odemira).
Militares do Comando Territorial de Beja (CTBeja) da GNR apreenderam durante o Festival Sudoeste, que decorreu na Herdade da Casa Branca, em Zambujeira do Mar (Odemira), entre 5 e 9 de agosto, 620 doses individuais de haxixe, 17 de cocaína e 40 de drogas sintáticas, além de 496 euros, que se suspeitou ser resultado da venda ilícita de estupefacientes.
Durante o festival, foram detidas 10 pessoas, 9 homens e 1 mulher, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, sendo 7 portugueses, 1 alemão, 1 brasileiro e \ guineense, por posse ou tráfico de estupefacientes. Depois de constituídos arguidos, prestaram termo de identidade e residência (TIR), ficando a aguardar o desenrolar dos processos em liberdade. Os militares elaboraram ainda 27 autos de contra ordenação por consumo de estupefacientes.
De acordo com fontes da GNR do CTBeja, foram apresentadas 4 queixas, pelo crime de furto e 1 de difamação.
A operação “Sudoeste” da GNR decorreu em três fases, entre 1 e 10 de Agosto, envolveu uma centena de militares de todas as valências operacionais da instituição, reforça com meios humanos e materiais de outras unidades da Guarda, externas ao Comando de Beja.
O CTBeja, salientou a colaboração prestada pela entidade promotora d Festival Sudoeste, por forma a que os operacionais da GNR pudessem desenvolver um trabalho que permitisse a segurança a todos os que marcaram presença no festival.
Teixeira Correia
(jornalista)