Odemira: MunicÃpio prepara combate a incêndios.
Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios estabelece prioridades, entre elas a limpeza de terrenos até dia 15 de março.
Delinear estratégias no âmbito do Combate aos Incêndios no concelho de Odemira e a obrigatoriedade da limpeza de terrenos até dia 15 de março, com base nas alterações do Decreto-Lei 124/2006, foi o objetivo da reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI). Ficou registada a preocupação com a dimensão dos trabalhos a executar num curto espaço de tempo, atendendo à área do concelho de Odemira, de 1721 km2.
Consciente da extrema dificuldade de se concretizar a limpeza de terrenos num curto espaço de tempo, a CMDFCI estabeleceu prioridades de intervenção em termos territoriais, contactar com fornecedores de serviços florestais e candidatar-se a uma segunda equipa de Sapadores Florestais. Outro ponto-chave será a aposta em ações de sensibilização a realizar em todas as freguesias durante os meses de fevereiro e março, em colaboração com a GNR e Bombeiros Voluntários.
Nesta reunião da CMDFCI, que decorreu no dia 9 de fevereiro, participaram o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, o Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil (CODIS de Beja), representantes do Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF), Guarda Nacional Republicana, Associação de Benificiários do Mira, empresa RelÃquia Florestal, EDP, Infraestruturas de Portugal – Ferroviária, das Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve, São Martinho das Amoreiras, São Teotónio, Sabóia, Vale de Santiago, Bombeiros Voluntários de Odemira e de Vila Nova de Milfontes, bem como Técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal.
A Câmara Municipal de Odemira procedeu ao levantamento em Sistema de Informação Geográfica (SIG) de todos os perÃmetros urbanos e aglomerados rurais, cruzando com o cadastro, concluindo-se que será necessária a criação de uma faixa de proteção de 100m para 28 perÃmetros urbanos, o que equivale à limpeza de 2230 ha, pertencentes a 1745 artigos rústicos. No que respeita à criação de uma faixa de proteção de 50 m, nos 106 aglomerados rurais foram identificados, 1415 ha pertencentes a 1987 artigos rústicos. A Câmara Municipal é também responsável pela gestão de combustÃveis de 531,26 km de rede viária municipal.
O MunicÃpio de Odemira dispõe do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, aprovado pela CMDFCI em abril de 2015, tendo sido enviado para aprovação do ICNF em maio de 2015 e aprovado por esse organismo em outubro de 2017.