Odemira: Quatro bombeiros de Odemira internados, um está em estado crítico.


Quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Odemira (BVO) envolvidos no acidente que ocorreu na noite de quarta-feira, na freguesia de São Teotónio, concelho de Odemira, continuam internados nos hospitais de São José e Santa Maria, ambos em Lisboa, e de Portimão.

Em estado considerado como crítico e com prognóstico muito reservado, tendo já sido submetido a uma cirurgia, encontra-se o elemento internado no Hospital de São José (Lisboa).

Também o bombeiro levado para a unidade hospitalar de Santa Maria apresenta um quadro de saúde muito preocupante. Os dois elementos que foram transportados para Portimão apresentam uma situação grave, mas menos preocupante, e somente a vítima, considerada como ligeira, e que foi transportado para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, teve alta durante a manhã de ontem.

Ao Lidador Notícias (LN), muito preocupado e combalido emocionalmente, Luís Oliveira, comandante dos BVO, referiu que “o quadro é deveras preocupante. O homem que está em São José apresenta uma situação muito delicada”, justificou. Colocado perante as causas do acidente sustentou que “estão a ser apuradas pelas autoridades. É um veículo novo recebido da Autoridade Nacional durante o ano passado”, rematou.

O acidente ocorreu cerca das 20,20 horas de quarta-feira, na freguesia de São Teotónio, quando o veículo florestal de combate a incêndios regressava ao quartel em Odemira, depois do combate a um incêndio em Sabóia.

A viatura circulava na estrada de acesso a Boavista dos Pinheiros, e ao descrever uma curva acabou por capotar, deixando os cinco ocupantes feridos, com idades entre os 37 e os 43 anos, tendo três ficado encarcerados e dois, os que estão em estado mais grave, caídos fora do veículo

As duas vítimas, em estado considerado como mais grave, foram helitransportados para Lisboa, numa aeronave do INEM de Loulé e outros dois de ambulância para Portimão acompanhados da viatura de emergência médica (VMER) do Hospital do Litoral Alentejano, localizado em Santiago do Cacém. O ferido ligeiro foi também, transportado de ambulância para a unidade hospitalar de Beja.

Presidente da República telefonou ao comandante Luís Oliveira´

Sobre o acidente e os cinco bombeiros feridos, além de ter escrito na página da Presidência da República que está a “acompanhar, com preocupação, o seu estado de saúde”, Marcelo Rebelo de Sousa, telefonou ao comandante dos bombeiros de Odemira.

Luís Oliveira, disse ao LN, que o Presidente da República “quis inteirar-se do estado de saúde dos nossos operacionais e deixou-nos palavras de animo e incentivo, além de demonstrar a sua preocupação”, revelou.

Veículos entregues pela ANEPC ao abrigo de candidatura do PRR

Em março de 2022, o LN revelou que através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) o Ministério da Administração Interna, via Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) iria entregar veículos a sete corporações de bombeiros de seis concelhos do distrito de Beja.

A entrega ocorreu somente entre junho e outubro de 2024 e foram distribuídos seis veículos florestais de combate a incêndios (VFCI), às corporações de Odemira, o envolvido no acidente que fez os cinco feridos, Almodôvar, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, e um veículo tanque tático rural (VTTR) à corporação de Vila Nova de Milfontes.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg