Odemira: Rede de traficantes de Zambujeira do Mar condenada.


Os três integrantes de uma rede de tráfico de estupefacientes que operava em Zambujeira do Mar, concelho de Odemira, foi ontem condenada a 22 anos de prisão no Tribunal de Beja. Um dos arguidos viu a pena ser suspensa por cinco anos e saiu em liberdade.

Vinte e dois anos de prisão foi o total das penas aplicadas ontem (terça-feira) pelo Coletivo do Tribunal de Beja, aos três homens, com idades compreendidas entre os 49 e os 59 anos, condenados em co-autoria do crime de tráfico de estupefacientes, sendo que um dos arguidos estava ainda acusado do crime de detenção de arma proibida.

Por ter confessados os factos e “ter ajudado à descoberta da verdade”, como referiu a juíza Ana Batista, o mais velho dos arguidos viu a pena de cinco anos ser suspensa pelo mesmo período.

José Rocha, um cidadão cabo-verdiano, 50 anos, residente em Belas (Sintra), que já cumpriu pena de 11 anos de prisão pelo mesmo crime, que fornecia a cocaína, haxixe e ecstasy, aos outros arguidos foi condenados a 10 anos de prisão.

Luís Silva, 49 anos, desempregado, conhecido como “Hayata”, residente na localidade de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, por ter sido descrito como o indivíduo que “mais beneficiava com o negócio”, foi condenado a 7 anos de prisão

Jorge Lopes, 59 anos, pescador, vulgo o “Sargo”, também morador naquela localidade turística do Sudoeste Alentejano, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão pelo tráfico de estupefacientes e a 1 ano pela posse da arma proibida. No entanto beneficiou da confissão e ouviu a magistrada dizer que o Coletivo “vai dar-lhe uma oportunidade porque acreditamos que foi um erro na sua vida. Se errar, não tenho problemas em o mandar para a cadeia”, justificando o cúmulo de 5 anos, que levou a que a ena fosse suspensa, acabando por sair em liberdade.

A detenção do trio ocorreu no dia 23 de maio de 2017, numa estrada municipal, perto de Porto Covo (Sines), quando a GNR surpreendeu José Rocha e Luís Silva, no momento em que estes preparavam mais uma transação. Ao fornecedor foram apreendidas 50 gramas de cocaína, em elevado estado de pureza, e ao comprador 2.020 euros em notas.

Na tarde desse dia foram feitas buscas domiciliárias e não domiciliárias em Zambujeira do Mar e aos arguidos “Hayata” e “Sargo”, foram apreendidas 32 compridos de esctasy, 2,65 gramas de liamba, 14,212 gramas de MDMA, seis sementes de cannabis, 3.120 euros em notas, uma espingarda de caça e 144 cartuxos de calibre 12, três viaturas, uma dezena de telemóveis, duas balanças e muitos artigos para o tráfico de estupefacientes.

A droga, o dinheiro, a arma e os cartuxos foram perdidos a favor do Estado enquanto que o resto dos bens foi devolvido aos seus proprietários.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg