“Operação Espelho”: Cinco dos vinte arguidos prestaram declarações.


A maioria dos 20 arguidos da “Operação Espelho” da Polícia Judiciária prestaram declarações. As medidas de coação são conhecidas na tarde de hoje no Tribunal de Beja.

Quando os vinte arguidos detidos na “Operação Espelho”, cujo processo está a adstrito ao Tribunal de Cuba, chegaram na manhã de ontem ao Tribunal de Beja para serem ouvidos em primeiro interrogatório, foram recebidos por cerca de três dezenas de familiares e trabalhadores, que protestavam descontentes pela detenção dos seus patrões.

Segundo apurou o Lidador Notícias somente cinco, dois homens e três mulheres, dos vinte arguidos prestou declarações perante um Juiz de Instrução Criminal (JIC) do Tribunal de Beja, o que levou a que o Procurador do Ministério Público tivesse proposto as medidas de coação a aplicar aos arguidos.

Hoje a partir das 10h00, de novo no Tribunal de Cuba, os advogados vão fazer as suas alegações e às 17h00 o JIC dará a conhecer, de novo no Tribunal de Beja, as medidas de coação.

Entre os detidos, estão pelo menos três portugueses, dois homens e uma mulher, o líder do grupo e o seu braço direito e a contabilista, a quem foram apreendidas diversas viaturas topo de gama, nomeadamente um Porsche, um jaguar, um Mercedes, um BMW e uma carrinha Ford Raptor avaliada em 75 mil euros.

O grupo de arguidos foi distribuído por três cadeias, tendo as seis mulheres passado a noite no Estabelecimento Prisional (EP) de Tires (Sintra), sete homens ficaram no EPBeja e os restantes sete pernoitaram no EPElvas.

Os arguidos estão indiciados de 10 crimes, sendo os mais gravosos o de associação criminosa, tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal, extorsão e branqueamento de capitais.

Além dos vinte arguidos que foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal de Beja, há mais oito detidos na mesma operação, mas ligados a um processo que teve início em Évora.

A “Operação Espelho” foi levada a cabo na terça-feira por inspetores da Unidade de Contra Terrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária e incidiu nos concelhos de Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira, tendo sido empregues mais de 480 operacionais que deram cumprimento de setenta e oito Mandados de Busca domiciliária e não domiciliária.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg