Opinião (Rogério Copeto/ Oficial da GNR): GENERALIDADES E CULATRAS.
Hoje dia 12 de abril de 2017, publicamos o 100º artigo com o título “Generalidades e Culatras”, porque basicamente tem sido o tema de todos os outros 99 artigos, que escrevemos para o LN desde 1 de março de 2015.
Tenente-Coronel da GNR
Mestre em Direito e Segurança e Auditor de Segurança Interna
Chefe da Divisão de Ensino/ Comando de Doutrina e Formação
Durante estes 25 meses foram assim escritos 100 artigos, tentando que fossem todos pertinentes, interessantes e atuais, sabendo no entanto que poucos foram os que atingiram esse desiderato.
Apesar disso, esta actividade de escrever todas as semanas sobre um determinado assunto, quase sempre sobre a GNR, tem-se revelado muito gratificante, sendo uma oportunidade, que agradeço ao responsável máximo do LN, o jornalista Teixeira Correia, cuja cooperação pretendo continuar, pelo menos, até que fique sem assunto, o que será difícil, tendo em conta a quantidade de notícias, que todos os dias surgem na comunicação social, e que são uma das minhas principais fontes de inspiração.
E por falar em fontes, importa referir, nesta altura, que a informação que uso para a elaboração dos artigos, são fontes abertas, quase todas disponíveis na internet e por isso faço questão de incluir os respetivos links.
Os artigos não são estudos científicos, são meras opiniões sobre determinado assunto, e conforme o Diácono Remédios dizia “As opiniões são como as vaginas: cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la!”.
No entanto, e apesar de serem meras opiniões, são escritas recorrendo aos conhecimentos que fui adquirindo ao longo da minha carreira profissional e da minha vivência enquanto cidadão, sendo os assuntos tratados, os da minha área de conforto, não me atirando para fora de pé, e sempre em respeito aos mais elementares princípios da escrita de opinião, seja eles quais forem.
Agradeço aos milhares de leitores … estou a brincar, aos cinco assíduos leitores, que religiosamente lêem os artigos, e que por isso me motivam, ainda mais, para que não deixe dos escrever, assim como aqueles outros dois que os partilham nas redes sociais, onde se inclui a GNR Alentejo, que faz questão de partilhar os artigos na sua página do Facebook.
Como prova de que os artigos são lidos e partilhados pela relevância e importância dos seus conteúdos, deixo-vos alguns comentários, que vão sendo colocados no Facebook e no LinkedIn, sem no entanto identificar os respectivos autor@s, apesar de serem públicos, onde mais do que tudo vem ao de cima o reconhecimento dos elevados conhecimentos do autor sobre as matérias versadas, nomeadamente:
– “Abençoada mãe que pôs ao mundo uma cara linda parabéns”;
– “Mas que beldade. Eu queria segurança em tudo”;
– “Tenho que fazer um comentário ao nosso tenente, também faz parte dos que fazem parar o trânsito, boa tarde”;
– “Este sr tem um sorriso bonito deve ser boa pessoa”.
Só para referir alguns, das centenas de comentários, porque não quero maçar os leitores.
E como se pode perceber todos eles dão conta que os artigos que escrevo são apreciados e interessantes, sem referir outros tantos comentários que recebo pessoalmente, por parte daqueles que me conhecem, o que muito me honra.
Também me honra saber, que aqueles que estão agora a iniciar a carreira de oficial da GNR lêem os artigos, servindo alguns deles de inspiração para a escolha dos temas dos seus trabalhos de investigação de fim de mestrado, que também acompanho de perto, por me horarem com o convite para os orientar, nesta fase crucial e final dos seu curso de formação de oficial da GNR.
Também me têm honrado os vários convites para estar presente em eventos, onde posso de viva voz dar a minha opinião, sobre os diversos temas que abordo nos artigos, que não são mais do que a minha forma de dar a conhecer, algumas das minhas reflexões sobre assuntos que me são caros.
Obrigado e até para a semana.
n.d.r. (nota da redação): Em nome do Lidador Notícias (LN) agradecemos a colaboração de Rogério Copeto, um Amigo e um Ilustre Oficial da GNR. As suas 100 crónicas semanais têm valorizado e muito, o conteúdo do site. OBRIGADO.