Ourique: Central Solar Fotovoltaica Ourika é inaugurada quinta-feira.
Manuel Caldeira Cabral, ministra da Economia, vai estar na próxima quinta-feira, 26 de julho, para inaugurar a Central Solar Fotovoltaica Ourika.
O projeto empresarial da MorningChapter de construção da Central Solar Fotovoltaica Ourika será inaugurado no dia 26 de julho, pelas 15 horas, em Ourique, com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e do Diretor-Geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.
O investimento de cerca de 35 milhões de euros permitirá a produção de energia suficiente para cerca de 25 mil famílias, evitando a emissão de 49.944 toneladas de Co2 por ano. O projeto concretizado pela WElink, único acionista da MorningChapter, em parceria com a China TriumphInternationalEngineeringCompany (CTIEC), foi concebido e implantado em moldes inovadores.
A Central Solar Fotovoltaica OURIKA é um projeto pioneiro a nível europeu. É a primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes, vai ser a primeira a ser ligada diretamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Elétrica Nacional, de acordo com o novo regulamento da ligação de geradores às redes da União Europeia, e foi concretizada segundo as melhores soluções do setor das renováveis.
O Município de Ourique, que já contribui de forma ativa para a riqueza nacional através da capacidade produtiva e transformadora do seu Mundo Rural, passa a dar um contributo para a geração de energia limpa e para a sustentabilidade ambiental do país.
A Central Solar Fotovoltaica OURIKA contribuirá ainda para a redução da necessidade de importação de combustíveis de origem fóssil, aumentando a independência energética nacional e europeia (menos gás natural importado da Rússia e menos necessidade de energia nuclear).
A Central Solar Fotovoltaica Ourika reforça a aposta do governo e dos investidores privados na produção de energia tendo por base as fontes renováveis, sublinhando a abertura de uma nova área de afirmação do Município de Ourique como terra de futuro.
O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.
PROGRAMA: Recepção das entidades oficiais e convidados na Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio, Cerimónia de Apresentação do Projecto da Central Solar Fotovoltaica OURIKA-Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio, Intervenções: Representante da Morningchapter, Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Dr. Marcelo Guerreiro, Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches, Director Geral da Energia da Comissão Europeia, Dr. Dominique Ristori, Ministro da Economia, Professor Manuel Caldeira Cabral, Oferta de beberete, Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio, Partida para a estação da REN e para a Central Solar Fotovoltaica OURIKA, Grandaços, 18h15 – Visita à Estação da REN, Grandaços, Visita e descerramento de placa de inauguração na Central Solar Fotovoltaica OURIKA, Grandaços.