Ourique: Começaram as obras de requalificação no Centro Histórico.
A intervenção de requalificação, orçada em 736.207 euros, será concretizada por fases numa área total de 5490 metros quadrados, sendo iniciada na Rua Gago Coutinho. A empreitada integra o arranjo urbanístico do Centro Histórico da Vila de Ourique.
A valorização do território como meio para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para a afirmação do espaço público é uma estratégia fundamental para a competitividade territorial de qualquer Município.
Em Ourique, depois do esforço de reequilíbrio das contas do município que possibilitou uma redução de 22 milhões de euros em 2005 para 5 milhões de euros em 2016 e com os fundos comunitários disponibilizados, procedeu-se ao início da empreitada de Arranjo Urbanístico do Centro Histórico da Vila de Ourique.
A intervenção de requalificação, orçada em 736.207 euros, será concretizada por fases numa área total de 5490 metros quadrados, sendo iniciada na Rua Gago Coutinho. A empreitada integra o arranjo urbanístico do Centro Histórico da Vila de Ourique, a execução de infra-estruturas de água em baixa e de águas residuais na Rua D. Afonso Henriques e Praça D. Dinis; a execução das infraestruturas elétricas e de telecomunicações; o acompanhamento arqueológico, assim como as questões de elaboração dos projetos e da fiscalização e do controle de qualidade da empreitada.
Apesar do esforço de redução da dívida municipal, o Município de Ourique nunca deixou de concretizar respostas para as pessoas, para o território e para a afirmação de Ourique-Capital do Porco Alentejano.
No quadro da concretização desta empreitada de requalificação do Centro Histórico, importa ter presente que o financiamento comunitário não cobre as intervenções relacionadas com a rede de águas, pelo que estas serão materializadas tendo por base as disponibilidades financeiras próprias do município.
O Município de Ourique, em articulação com as empresas responsáveis pela empreitada, está a acompanhar a execução da intervenção para que esta tenha o menor impacto possível nos ritmos de vida das pessoas e nas dinâmicas do território. Como não há resultados sem esforço, Ourique agradece antecipadamente a compreensão dos cidadãos pelos transtornos que possam ser causados por esta obra de valorização do espaço público.