Ourique: Comemorações dos 880 anos da Batalha que confirmou Portugal.
A Batalha de Ourique de 25 de julho de 1139 é um marco na afirmação de Portugal como Nação e na projeção da Portugalidade, do Ser Português.
Invocar o impulso de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique nos seus 880 anos, é não apenas relembrar a bravura do seu exército perante a desproporção das tropas em presença, mas também a importância do território para a afirmação da identidade e da soberania.
O MunicÃpio de Ourique invocará a Batalha que leva o seu nome inscrito como acontecimento incontornável da História de Portugal com a realização de um Colóquio e com o tradicional Almoço dos Ouriquenses, respetivamente a 26 e 27 de julho.
Na sexta feira, 26 de julho, pelas 20H45, o Auditório da Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique acolherá a realização do Colóquio “Comemoração dos 880 anos da Batalha de Ourique, a história e a sua importância no nascimento de Portugal”, que contará com a prestigiosa presença da Dr.ª Manuela Mendonça M. Fernandes, do General Adelino Matos Coelho, do Dr. António Quaresma, do Dr. Tiago Costa e do Dr. Hélder Mendes.
No sábado, 27 de julho, peças 13H00, no Centro de ConvÃvio de Ourique, realizar-se-á o tradicional Almoço dos Ouriquenses, cuja participação está sujeita a inscrição até ao dia 26 de julho (sexta feira), no Gabinete da Cultura da Câmara Municipal, situado na Praça D.Dinis.
A evocação e comemoração da Batalha de Ourique integra-se no conjunto de iniciativas que o MunicÃpio de Ourique desenvolve para afirmar a memória, a identidade e as realidades como partes integrantes da estratégia de desenvolvimento local, no plano regional e nacional.