Ourique: Dois mortos e um ferido grave em colisão no IC1.
Excesso de velocidade e desatenção da condutora de uma das viaturas, serão as causas que estiveram na origem da violenta colisão, em Santana da Serra (Ourique) que fez dois mortos e um ferido grave.
Dois mortos e um ferido grave foi o resultado de uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros, que ocorreu ontem cerca das 16,40 horas, no Itinerário Complementar (IC) 1, ao quilómetros 690,6, no sentido Norte/ Sul, perto da localidade de Santana da Serra, concelho de Ourique.
As vÃtimas mortais são os condutores das duas viaturas, um homem, 74 anos, e uma mulher, de 55 anos, e o ferido grave é uma mulher, de 63 anos, que viajava com o marido, e que foi transportada para o Hospital de Beja. Numa carrinha Opel, viajava o casal, residente de Oeiras e na viatura BMW, uma mulher de Valongo. Numa das viaturas seguia um cão que saiu ileso da colisão.
O local do acidente é composto por uma via ascendente, no sentido Norte/ Sul, com duas faixas de rodagem, e uma faixa na via descendente. Segundo foi possÃvel apurar, a viatura que seguia com destino ao Algarve, invadiu a via contrária, tendo-se produzido o embate frontal.
Ao excesso de velocidade do BMW, estará associado o facto de a viatura ter saÃdo do asfalto e a sua condutora terá perdido o controlo da mesma, indo embater na outra que rodava na sua mão.
A violência do embate foi de tal ordem, que a viatura que terá causado o acidente, perdeu a frente, tendo a mesma ficado a mais de cinquenta metros do local da colisão.
No socorro à s vÃtimas estiveram envolvidos mais de três dezenas de operacionais, apoiados por 12 viaturas, dos Bombeiros de Ourique e Almodôvar, a viatura de suporte imediato de vida (SIV), Destacamento de Trânsito e Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR e da Proteção Civil Municipal de Ourique.
O IC1 esteve fechado ao trânsito durante quase duas horas, tendo-se formado longas filas de trânsito, já que no local do acidente não existem alternativas para desviar os automobilistas para outras ligações rodoviárias.
Teixeira Correia
(jornalista)
Foto: André Vidigal/global Imagens