Ourique: Feira do Porco Alentejano anulada face ao risco de contágios.


O Município de Ourique e ACPA- Associação de Criadores de Porcos Alentejanos assinalam o certame de online e permeiam as melhores varas de montanheira 2020/2021.

Ourique e o Mundo Rural, voltam a não contar com a realização da nossa Feira do Porco Alentejano, marco anual da afirmação de uma fileira rural, da nossa identidade e da convergência de uma comunidade.

Este ano, uma vez mais devido à pandemia e ao risco de contágio que persiste, o Município de Ourique, a ACPA- Associação de Criadores de Porcos Alentejanos e as Freguesias não podem dar expressão maior ao potencial do nosso Mundo Rural, que tanta gente trazia ao nosso território e tanto ajudava o nosso comércio local e a nossa economia.

Apesar dos constrangimentos existentes de saúde pública, o Município de Ourique e a ACPA decidiram assinalar a Feira do Porco Alentejano de uma forma diferente: com um conjunto de conteúdos online, que serão transmitidos na página de facebook e no canal de youtube do município, nos dias 26, 27 e 28 de março.

A pandemia pode ter limitado as convergências físicas, mas não afetou em nada a firme determinação do Município de Ourique em continuar a apostar na fileira do Porco Alentejano como uma das marcas distintivas do território e da economia local; o compromisso para continuarmos a trabalhar e a valorizar o trabalho dos homens e das mulheres que se dedicam à atividade e ao Mundo Rural; e a sustentada ambição de projetar Ourique como palco de vivências e de experiências.

A autarquia refere que “estivemos, estamos e estaremos juntos na valorização da fileira do Porco Alentejano e na promoção da nossa terra. Em 2021, voltamos a não poder ter a nossa Feira do Porco Alentejano, certamente de referência do Mundo Rural, da Região do Baixo Alentejo e do país”.

No entanto, porque é importante sublinhar a excelência do trabalho dos criadores na sustentação das atividades produtivas da fileira e sua importância para a economia local, o Município de Ourique a ACPA decidiram proceder à atribuição dos tradicionais prémios para os produtores das Melhores Vara de Montanheira 2020/2021, iniciativa que será concretizada no terreno, nas explorações galardoadas.

Em 2022, certamente que a convergência de vontades e o compromisso comunitário gerarão condições para voltarmos a ter todo o esplendor do nosso Mundo Rural, nas diversas feiras que marcam o calendário e o território de Ourique.


Share This Post On
468x60.jpg