Ourique: Ligeiro de passageiro abalroado por dois pesados no IC1. Cinco feridos.


Dois pesados de mercadorias abalroaram um ligeiro de passageiros no IC1, na Portela do Lobo, concelho de Ourique. Registaram-se cinco feridos. No automóvel viajavam duas crianças de 6 e 11 anos.

Cinco feridos, entre os quais duas crianças de 6 e 11 anos, foi o resultado de um violento choque em cadeia, em que um ligeiro de passageiros, com um casal e os dois filhos a bordo foi abalroado e ficou “encravado” entre dois pesados de mercadorias.

O acidente ocorreu este sábado, às 05,00 horas, no sentido norte/sul, numa fase descendente da via, ao quilómetro 684,9 do Itinerário Complementar (IC)1, na zona da Portela do Lobo, próximo de Santana da Serra, no concelho de Ourique, quando um camião colisão com a traseira de um ligeiro de passageiros provocando o embate deste com a traseira de outro pesado de mercadorias que seguia à frente.

De acordo com uma testemunha que esteve no local, na origem do acidente “terá estado um derrame de combustível que tornou a estrada escorregadia e o controlo das viaturas impossível”, justificando que tal versão foi corroborada pelo condutor do pesado que não sofreu ferimentos.

Do acidente há o registo de cinco feridos, quatro dos ocupantes do ligeiro, um casal, o homem de 30 anos, a mulher de 41 anos, e os dois filhos, uma menina de 6 anos e um rapaz de 11 anos, residente em Romeira (Santarém) e o condutor do pesado do segundo pesado, 58 anos, e residente em Quarteira, concelho de Loulé.

As cinco pessoas foram transportadas para o Hospital de Beja, tendo tido alta ao início da tarde. Por seu turno, o trânsito no IC1 esteve encerrado até as 13,30 horas, tendo sido reaberto no sentido sul/norte, fazendo-se a circulação de forma alternada.

Enquanto o IC 1 esteve encerrado na totalidade a alternativa foi a A2 ou a utilização das EM515, entre Ourique e Aldeia dos Fernandes, o CM1166, entre localidade e Gomes Aires e depois a EN393 que faz a ligação ao IC1, próximo de Santana da Serra.

No local do acidente estiveram 24 operacionais dos Bombeiros de Ourique, Castro Verde e Almodôvar, GNR de Ourique e Infraestruturas de Portugal, apoiados por 11 viaturas.

Caracterização da via

O IC1 na zona conhecida como Portela do Lobo caracteriza-se por ter nas subidas, nos dois sentidos, Sul/Norte e Norte/Sul, duas faixas de rodagem, por causa dos pesados. Apesar das limitações em muitas zonas do Itinerário, a velocidade excessiva de muitos ligeiros marcam o dia-a-dia naquela via.

É uma estrada muito utilizada por pessoas dos concelhos de Ourique, parte sul do concelho de Santiago do Cacém e dos concelhos algarvios de Silves e São Bartolomeu de Messines, tanto a nível de deslocações em passeio, mas em particular de negócios. Com o aumento das portagens, o IC1, ganhou uma sobrecarga de tráfego, que trouxe mais acidentes e mortes.

Dados de acidentes de 1 janeiro a 31 de dezembro de 2016

Zona de Portela do Lobo: 21 acidentes, com 3 mortos (dois ocorreram num acidente de 20 de novembro), 4 feridos graves e 16 feridos ligeiros. Há a registar uma recusa de assistência e um ferido que abandonou o local do acidente.

Área de intervenção dos Bombeiros de Ourique: 67 acidentes, com 4 mortos, 20 feridos graves e 44 feridos ligeiros.

Dados de acidentes de 1 janeiro a 31 de dezembro de 2017

Zona de Portela do Lobo: 11 acidentes, com 5 mortos, 3 feridos graves e 26 feridos ligeiros. Nos três últimos acidentes registaram cinco mortos (2 mortos a 1 de setembro/ caso do BMW, 1 morto a 8 de outubro e 2 mortos de ontem).

Área de intervenção dos Bombeiros de Ourique: 35 acidentes, com 5 mortos, 9 feridos graves e 33 feridos ligeiros.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg