Até ao próximo sábado, dia 21 de fevereiro, Ourique promove a terceira edição da Semana Gastronómica do Medronho, uma iniciativa que envolve 12 estabelecimentos aderentes.
Durante uma semana, o medronho deixa de estar apenas associado à bebida com o mesmo nome para ganhar lugar à mesa, nos restaurantes que foram desafiados a criar propostas gastronómicas a partir de um dos frutos mais identitários do território.
Ao longo da semana, o medronho surge reinterpretado em entradas, pratos principais e sobremesas, numa abordagem que procura alargar o seu uso gastronómico e explorar a versatilidade de um produto profundamente ligado à memória coletiva e à tradição local.
O medronho com novas leituras
Seja em carnes de porco alentejano, em pratos de confeção cuidada, em sobremesas delicadas ou em harmonizações inesperadas, esta é a oportunidade para experimentar novas formas de saborear o melhor do concelho de Ourique. O medronho revela-se em propostas como piano de porco preto lacado com mel e molho de medronho, cachaço de porco preto marinado em medronho com migas, lombo de porco com molho agridoce de medronho ou bife com molho de medronho, afirmando-se também em soluções mais diretas e identitárias, como a mista de porco preto com esmagada de medronho ou o queijo acompanhado de doce de medronho.
Num registo mais doce, o fruto assume um papel central em criações como cheesecake de limão com coulis de medronho, cheesecake de medronho e mel, mousse de medronho, semifrio de medronho, panacota de chocolate com coulis de medronho, panacota de louro e medronho, tarte de medronho ou bombom de medronho, entre outros, demonstrando a sua capacidade de adaptação a diferentes linguagens gastronómicas e o seu potencial enquanto ingrediente de eleição.
Ao valorizar o medronho enquanto produto gastronómico e elemento identitário, a Semana Gastronómica contribui para a dinamização da restauração local e para a valorização do património do concelho. Ao longo de oito dias, diferentes propostas revelam novas leituras de um fruto que continua a marcar a identidade de Ourique.
Fonte: Município de Ourique


