A Batalha de Ourique de 25 de julho de 1139 é um marco na afirmação de Portugal como Nação e na projeção da Portugalidade, do Ser Português.
Ourique orgulha-se de estar inscrito nessa página da História de Portugal que reconfirmou a ambição de sermos Nação, com uma população, regras próprias e um território.
Invocar o impulso de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique nos seus 880 anos, é não apenas relembrar a bravura do seu exército perante a desproporção das tropas em presença, mas também a importância do território para a afirmação da identidade e da soberania.
O MunicÃpio de Ourique vai comemorar o 884º aniversário da Batalha através de um conjunto de iniciativas de convergência entre o passado, o presente e o futuro, sempre com o foco nas pessoas e no território, contando com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e ordenamento do território, Carlos Miguel, que visitará obras em curso e inaugurará a requalificação urbana da Praça Padre António Pereira, em mais uma intervenção de valorização do espaço público concretizada no concelho.
As Comemorações da Batalha de Ourique integram as seguintes iniciativas: 09H00 | Hastear da Bandeira Nacional e cante do Hino de Portugal, Crianças do ATL de Ourique e EdifÃcio Passos do Concelho, 10H30 | Tintas e pincéis com tema Batalha de Ourique – Ateliê de Pintura de Elisa Alves, Crianças dos 6 aos 12 anos e Biblioteca Municipal de Ourique, 19H00 | Cerimónia de Inauguração da Requalificação Urbana da Praça Padre António Pereira e 19H30 | Momento Musical com Guilherme Colaço, João Nobre e Miguel Gil.
O MunicÃpio de Ourique defende que “continua a concretizar polÃticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural”.