O MunicÃpio de Ourique e a RESIALENTEJO estão a instalar 12 oleões em todo o concelho de Ourique, em mais um esforço de desenvolvimento das melhores soluções para a sustentabilidade e preservação ambiental.
O MunicÃpio de Ourique, de modo próprio ou em parceria com entidades regionais, tem adotado soluções e iniciativas que, no presente, contribuem para a construção de um futuro melhor, protegendo o território onde estão integradas as comunidades.
O despejo dos óleos alimentares usados nos esgotos foi uma prática muito comum nos últimos anos em Portugal. Contudo, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos danificam os canos das habitações, potenciam o aparecimento de pragas, poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.
Os oleões destinam-se à colocação do óleo alimentar usado, em garrafas de plástico limpas, após o seu arrefecimento, contribuindo para um melhor ambiente.
A reciclagem de óleos alimentares usados não só evita a poluição da água bem como pode servir para a transformação em Biodiesel.
Um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água!
A iniciativa conjunta contribui para a promoção da sustentabilidade no concelho, contando uma vez mais com o sentido cÃvico de todos, algo que tem sido reafirmado nos projetos ambientais que têm sido desenvolvidos como o da reciclagem.