Ourique: Portel é o Município convidado para a Feira do Porco Alentejano 2017.


O Município de Ourique prossegue os trabalhos de preparação da XI edição da Feira do Porto Alentejano, que decorrerá em Ourique, nos dias 23,24, 25 e 26 de Março de 2017, estando em condições de anunciar que o Município convidado para o certame deste ano é o Município de Portel, do Distrito de Évora.

Ourique partilha com Portel a defesa do montado como sistema fundamental para a afirmação do Mundo Rural e das Economias Locais.

Um pilar da paisagem que se constitui numa alavanca económica fundamental das duas comunidades, através da produção de cortiça, da criação de espécies produtoras de leite e de carne de elevada qualidade, da apicultura, da recolha de cogumelos comestíveis, das actividades turísticas, como o Turismo Rural o Ecoturismo e o Agroturismo, e do contributo para a biodiversidade, a conservação do solo, a qualidade da água e a produção de oxigénio.

Ourique – Capital do Porco Alentejano acolhe Portel – Capital do Montado para uma celebração do melhor do Mundo Rural Alentejano nos seus produtos, nas tradições e na ambição em ser cada vez mais futuro, também com as oportunidades geradas pelo Alqueva.

Esta convergência de vontades entre Ourique e Portel sublinha a importância dos sistemas de agricultura e de pecuária praticados em regime extensivo, sob coberto de baixa densidade de quercíneas (carvalhos, sobreiro) ou povoamentos explorados em sistema de montado (sobro e azinho) e de olival tradicional. O Montado é um activo para a produção agro-alimentar e para a afirmação da identidade regional que deve ser salvaguardado, na medida em que são pressupostos da qualidade e da excelência dos produtos regionais e da nossa capacidade de atracção como território. Só com bons sistemas agro-silvo-pastoris de sequeiro ou de regadio estaremos em condições de garantir a qualidade certificada dos nossos produtos resultantes da criação do porco alentejano, dos ovinos, dos caprinos e dos bovinos.

A presença do Município de Portel – Capital do Montado reforça a projecção regional e nacional da Feira do Porco Alentejano como evento de referência do nosso Mundo Rural e do que se faz, com qualidade, fora dos grandes centros urbanos.

Com a determinação em continuar a concretizar políticas para as pessoas, para o território e para a afirmação de Ourique como terra de futuro, em breve divulgaremos mais novidades da XI Edição da Feira do Porco Alentejano.


Share This Post On
468x60.jpg