A NOSSA TERRA, IPSS sedeada em Aldeia de Palheiros, em trabalho de parceria com o Conselho Local de Ação Social de Ourique, coordenado pelo MunicÃpio de Ourique, avança com a implementação em toda a área do concelho de Ourique o programa CLDS 5G – GER(A)ÇÕES.
O CLDS 5G – GER(A)ÇÕES tem como como finalidades primordiais a promoção da inclusão social, o combate à pobreza e a promoção da coesão territorial.
O projeto teve inÃcio no passado dia 01 de fevereiro e tem uma duração de 48 meses, com a distribuição de um folheto por todo o concelho e com a produção/ realização de um vÃdeo promocional com a participação conjunta de crianças e idosos.
Este projeto dirige-se a crianças e jovens dos 0 aos 24 anos e séniores com 65 e mais anos residentes no concelho de Ourique e, tem como objetivos principais: Combater a pobreza e a exclusão social das crianças e dos jovens, promovendo uma efetiva garantia para a infância e Promover a autonomia, envelhecimento ativo e longevidade dos séniores.
Através da implementação de 12 tipologias de atividades, focadas numa intervenção social de proximidade, centrada nas necessidades individuais e fortalecida pelo trabalho em parceria com as entidades e setores de ação social local, espera-se que no final do projeto, em 2029, os participantes revelem menor risco de pobreza e exclusão social, maior autonomia e bem-estar, obtendo-se impactos significativos na melhoria da sua qualidade de vida e inclusão social.
Especificamente, as 12 tipologias de atividades a desenvolver permitirão disponibilizar serviços integrados e multidisciplinares de acompanhamento individual e próximo; Aumentar as competências pessoais, familiares e sociais dos beneficiários; Fomentar a participação e o envolvimento social das crianças, dos jovens e suas famÃlias na comunidade; Combater a solidão e o isolamento social; Consciencializar para o envelhecimento ativo e saudável, inclusivo e participativo na construção de uma sociedade mais justa e humanista.
Para a concretização deste projeto a NOSSATERRA constituiu uma equipa multidisciplinar e com competências, que irá estar ativamente no território, junto das pessoas e a trabalhar em estreita articulação com todas as entidades locais, mobilizando todos os recursos internos e externos, de forma a surtir os melhores resultados e impactos.
Esta iniciativa é cofinanciada pelo FSE+, Programa Pessoas 2030, em 85% e pelo Orçamento do Estado Português em 15%, com um investimento estimado na ordem dos 480.000 euros.